O primeiro modelo do Robô Spot a ser utilizado na indústria da construção na América Latina, ajudou a captar dados vitais para a obra do Projeto Mapa, da Arauco, no Chile. Propriedade da SKIC – Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion, que também atua no Brasil, o robô realizou o seu primeiro trabalho por meio de seu scanner a laser. Essas informações servirão para o andamento e controle de qualidade das áreas de embalagem, máquinas e secagem do projeto.
Batizado de “Eva”, o robô é famoso por se parecer com um cão, com quatro pernas que o permitem alcançar locais de difícil acesso em canteiros de obra. O Eva pode ser vista em ação no link: https://www.youtube.com/watch?v=2KEc1nByyQA
O robô Spot foi adquirido pela SKIC para trabalho em conjunto com a Godelius, empresa de serviços e projetos do grupo SKIC, que promove essa solução robótica para todos os clientes do grupo na América Latina, incluindo o Brasil. Criado pela empresa Boston Dynamics, o robô Spot da SKIC trabalha com outras tecnologias de vídeos e sensores, que permitem que ele possa se locomover sem problemas nos canteiros.
A principal missão do Eva é capturar imagens, medir ambientes e enviá-las para as centrais de comando da SKIC, que transformam esses dados em informações valiosas sobre os canteiros de obras para as equipes de trabalho da empresa.
Eva está disponível no Brasil
O robô Spot Eva está disponível para ser utilizado pelos clientes da SKIC no Brasil. No país desde 2016, a SKIC trabalha atualmente em seu primeiro contrato no setor de mineração brasileiro, além da área de transmissão de energia.
A SKIC já atingiu a marca de 2.000 Km de linhas de transmissão instaladas no país e consolida-se como uma das principais fornecedoras de serviços para o setor de energia, com projetos desenvolvidos na Bahia, Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para clientes vencedores de alguns dos maiores leilões de energia do País.