UMA OPERAÇÃO SEGURA E SEGURADA

Por: Alberto Garufi (*)

Nos artigos anteriores falamos invariavelmente de como você pode ou deve fazer seu seguro para garantir seu bem patrimonial; bem como, sobre as dificuldades do empresário em definir melhor as coberturas as serem contratadas para seus equipamentos.

Nesta edição eu quero abordar um importante assunto que não envolve o que é seu, mas o que é dos outros, ou seja, pensarmos um pouco o quanto é importante você ter uma operação segura e segurada com foco em danos causados a terceiros, sejam eles materiais, pessoais ou financeiros.

Em uma operação de movimentação de carga envolvemos uma engenharia toda voltada para a segurança da operação, que passa pelos processos de plano de rigging, manutenção, logística, treinamento, entre tantas outras ações necessárias para uma tarefa segura.

Quando a carga vai ao chão e seu orgulho junto com ela

Ocorre que, por maior que seja a sua preocupação, e com tudo que for preciso e adequado para uma movimentação, por um vacilo humano a carga vai ao chão e o seu orgulho de ser uma empresa que prima pela segurança, vai junto com ela.

Se for uma obra de engenharia de grande importância, seu nome poderá estar estampado em um dos periódicos locais, nas mídias sociais e televisivas; e se os danos envolverem danos a pessoas, aí então o assunto vira um pesadelo.

Quem já passou por isto, sabe muito bem o que é uma situação como esta.

O cliente insatisfeito exige providências imediatas, precisa reparar os danos, substituir o bem quando necessário, e o tormento pode ser ainda maior se houver alguma vítima. Há casos em que o bem danificado, importado, demandará retorno à sua origem para ser consertado ou até mesmo a vinda de técnicos especializados para analisar que reparo será necessário fazer.

As despesas poderão sair do âmbito material e passar para o lado financeiro. Lucros cessantes poderão ser objeto de pleito por parte do cliente. A bola de neve pode ficar maior e haja capital para a indenização.

Várias possibilidades de cobertura em uma única apólice

Quando seu consultor de seguros lhe pergunta sobre o seu desejo em contratar um seguro de Responsabilidade de Civil, é muito usual os responsáveis focarem somente no valor da carga a ser movimentada, como se esta fosse a única a sofrer danos.

Para isto tudo, o mercado de seguros oferece uma série de possibilidades de cobertura em uma única apólice sendo que, para o setor, as duas principais são com certeza;

Responsabilidade Civil decorrente de suas operações de movimentação de carga, cobrindo todos os danos que tenham sido causados durante o procedimento operacional, e;

Responsabilidade Civil para os bens sob sua responsabilidade e que sejam objeto da movimentação de carga.

Ainda na mesma apólice de seguro, podemos incluir coberturas tais como;

  • Despesas Financeiras;
  • Despesas com Ações Cíveis e Criminais;
  • Despesas com Ações Trabalhistas quando há pedido de indenização por Morte ou Invalidez Permanente de um de seus colaboradores, desde que a empresa seja considerada responsável.

Importante salientar que, independente da cobertura do seguro, a seguradora analisará, para fins de garantir a indenização, se o segurado não cometeu algum tipo de negligência ou erro grave semelhante ao dolo; portanto, o seguro não é um passaporte que permite menor zelo no tocante à segurança.

Consulte seu corretor para maiores detalhes e, caso tenha alguma dúvida, se desejar, escreva para a Revista Crane Brasil e faça seu questionamento.

garufi(*) Alberto Garufi é engenheiro mecânico e consultor de seguros especializado em  máquinas e equipamentos. Trabalhou nas multinacionais Marsh e Zurich. Sugestões e comentários enviar para alberto@garufiseguros.com.br

Leia mais artigos sobre Seguros

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×