UMA OPERAÇÃO NA TERRA DOS BONS VENTOS

UMA OPERAÇÃO NA TERRA DOS BONS VENTOS

No momento atual, em que a pandemia exige que as pessoas permaneçam grande parte do tempo em suas casas e, portanto, consumam mais energia, a garantia de fornecimento é fundamental. No município de Aracati (em tupi-guarani, “Terra dos Bons Ventos”), localizado a 150 Km da capital do Estado do Ceará, a Makro Engenharia acaba de concluir uma importante operação junto à multinacional brasileira WEG no parque eólico do município.

O escopo da atividade era a manutenção no gerador do aerogerador AGW 110-2.1 a uma altura de 120 metros. Para garantir eficiência e segurança durante a operação, foi dimensionado um guindaste treliçado sobre esteiras de 750 toneladas (Liebherr LR 1750) e um equipamento telescópico sobre pneus de 220 toneladas (Grove GMK 6220L) para auxiliar no rabicho do conjunto rotor e do gerador.

Conjunto rotor de 57 t com diâmetro de 110 metros

O equipamento Liebherr LR1750 usou a configuração SL8DHS com comprimento de lança SL8 133 m, derrick de 31.5 m e jib fixo de 6 m para retirada do conjunto rotor com diâmetro de 110m e pesando aproximadamente 57.0 t. Essa configuração foi essencial para este tipo de operação por permitir uma maior velocidade admissível de vento, lembrando que o Nordeste é a região com maior incidência de vento do país.

O momento mais crítico foi a retirada do conjunto rotor, pois havia a necessidade de se considerar dois fatores impactantes no quesito segurança operacional da atividade: o peso do rotor e sua área de superfície exposta ao vento (Aw), em torno de 371m².

Pranchões  e 320.0 t de contrapeso no ballast flutuante

Foi uma operação desafiadora, em particular pelo peso envolvido. Somente para o levantamento e depósito da lança, foi preciso 320.0 t de contrapeso no ballast flutuante e, no patolamento, foi necessária a utilização de pranchões de madeira para diminuir a pressão final exercida no solo que o equipamento LR1750 exercia.

Ao final, a operação foi bem sucedida, a despeito da pandemia, que exigiu, além dos altos padrões de qualidade e segurança requeridos pelo cliente, o atendimento aos protocolos de saúde indispensáveis no momento atual. (Por Redação Crane Brasil)

manutenção de aerogerador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×