A Codequip Guindastes foi fundada em 1989 como locadora de guindastes e equipamentos em geral para a construção civil. Seis anos depois, em 1995, a empresa passou a atuar exclusivamente no segmento de guindastes, caminhões articulados, remoções, montagens industriais e transportes especiais. Com esse foco, a empresa se consolidou no mercado de movimentação de cargas.
Com sede no Grande Recife, em Pernambuco, a locadora atende, nas Regiões Norte e Nordeste do país, a clientes de diferentes segmentos de mercado, atuando em projetos de infraestrutura, construção civil e industrial, bem como em manutenção e ampliação de indústrias, no setor petroquímico,eólico, siderúrgico e portuário.
Em 2020, a Codequip iniciou um novo programa de investimentos para renovação da frota, incluindo guindastes articulados e rodoviários – que tem seu ponto alto agora, em 2024, quando recebeu o guindaste Sany SAC6000T7-8, ampliando sua frota para guindastes com capacidade de até 600 toneladas.
Neste ano de 2024, quando a Codequip completou 35 anos de atuação no mercado, a empresa também está investindo na modernização e ampliação da sua estrutura operacional. Uma nova garagem, instalada em área de 250.000 m2, já está em construção na Região Metropolitana do Recife no município de Moreno (PE), assim como um novo um novo escritório administrativo na capital, Recife. Ambas as instalações têm previsão de inauguração ainda em 2024.
Segundo Mário Petrônio Dowsley de Freitas Filho, diretor-presidente da Codequip Guindastes, a trajetória da empresa teve início com a locação de guindastes de pequeno porte. Desde o começo, diversos segmentos de mercado que demandam movimentação de cargas passaram a ser atendidos, permitindo que a Codequip montasse um portifólio diversificado, com soluções de engenharia e içamento, de acordo com as necessidades de cada cliente.
Trajetória da empresa
Nos primeiros anos, a Codequip atendeu principalmente indústrias (incluindo petroquímicas, metalúrgicas, cimenteiras, têxteis e fabricantes de vidro), a construção civil em geral e usinas de açúcar. “Participamos do grande “boom” de Suape em 2007, um momento em que foram implantadas diversas indústrias de porte do ramo petroquímico, especificamente a Refinaria Abreu e Lima e de obras dentro e fora de Suape como a Fiat em Goiana (PE), além dediversos parques eólicos e grandes projetos de infraestrutura”, explica Mário Petrônio.
Segundo ele, algumas obras foram particularmente importantes nos 35 anos de atividades da empresa, pelos desafios e soluções técnicas apresentadas. Ele cita a implantação das indústrias têxteis do Grupo Coteminas, em Natal (RN), Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba. A Codequip também participou das obras do Estaleiro Atlântico Sul, da Petroquímica Suape e da construção da Indústria MG Polímeros, todas em Ipojuca (PE). No mesmo município, a empresa também viria a atender os projetos de construção da Termo Pernambuco, do Estaleiro Vard Promar e de diques de atracaçãono Porto de Suape.
No Rio Grande do Norte, três outros projetos foram igualmente marcantes na trajetória da Codequip: a implantação de gasoduto para a Petrobras e a construção da Termoaçu, em Alto do Rodrigues, e a ampliação da Refinaria Clara Camarão, em Guamaré. No Ceará, a empresa participou da implantação de planta de biodiesel da Petrobras, em Quixadá, e da adutora da Barragem do Castanhão, em Alto Santo. No estado de origem, Pernambuco, Mário Petrônio destaca também a construção da fábrica de vidros Vivix e da Fiat, em Goiana (PE) e da Barragem e adutora de Pirapama (Cabo).
“Atendemos às regiões Norte e Nordeste.Somos mais conhecidos na locação de guindastes para indústrias de alto nível de exigência no que se refere à segurança e eficiência nas operações”, diz Mário Petrônio, lembrando que a empresa, com 120 colaboradores, e certificada pela ISO 9001 em 2008, irá ampliar nas novas instalações os dois departamentos que são centrais em suas operações: o de Saúde e Segurança do Trabalho e o de Engenharia.
Destaque da frota
A Codequip conta com uma frota diversificada de equipamentos de transporte e içamento de cargas. No entanto, com a chegada do guindaste Sany, modelo SAC6000T7-8, a empresa, até então limitada a 300 t, dá um grande salto em sua capacitação técnica para 600 t. Trata-se, segundo Mário Petrônio, de um processo de ampliação de frota, para atendimento de novos contratos. “Nossa gama de operações será bastante aumentada, pois poderemos atender a operações de maior capacidade e complexidade”. Ele cita como mercados potenciais do novo equipamento operações na indústria petroquímica, parques eólicos e mineradoras, dentre outros. O equipamento, lembra ele, foi adquirido completo, ou seja, com a configuração máxima de fábrica.
Mário Petrônio lembra que a empresa também adquiriu guindastes de outros fabricantes nos últimos anos, além de diversos outros equipamentos na área de remoções e transportes especiais. O histórico da Codequip com a marca Sany não é de hoje, mas ganhou impulso no ano passado. Entre janeiro e outubro de 2023, a locadora adquiriu os modelos 800T5 (80 t), 1600T7 (160 t) e duas unidades SAC 2500S (250 t).” Antes da nossa primeira aquisição fui convidado para conhecer a fábrica na China há alguns anos, e desde então criamos um relacionamento de parceria.Estamos inclusive em negociação para aquisição de novos equipamentos”.
Ele afirma que a experiência com a Sany tem sido bastante satisfatória,tanto em tecnologia quando em suporte técnico. Com o SAC6000T7-8, a Codequip recebeu várias salvaguardas por parte do fabricante, incluindo contratos de serviços, além de treinamento e qualificação de operadores e mecânicos.