São muitos os desafios que o Brasil terá pela frente na implantação de seu parque eólico offshore. Felizmente, o país já tem know how e mão de obra especializada no setor de óleo e gás e poderá contar com soluções já colocadas à prova nos mares mais revoltos para instalação de bases offshore.
Um exemplo recente envolve a dinamarquesa Cadeler que, ao adquirir a Eneti em dezembro do ano passado, se tornou o maior grupo especializado em projeto, instalação e manutenção de parques eólicos offshore. Pois a Cadeler encomendou à holandesa Huisman, fabricante de guindastes e acessórios offshore (aliás com escritório e instalações no Brasil) o projeto e fabricação de um monopile gripper para incorporar à sua frota.
Desenvolvimento recente da Huisman, o monopile gripper nada mais é (aparentemente) do que uma garra, uma braçadeira, para manter o posicionamento das estacas a serem cravadas no mar para apoio das plataformas. Na verdade, o monopile gripper possui um design modular e é feito sob medida para permitir o uso em uma ampla gama de projetos, inclusive em futuros parques cujas especificações ainda serão determinadas. A garra, com compensação de movimento, protege a estaca contra oscilações descontroladas durante o abaixamento e empilhamento e compensa os movimentos da embarcação no plano horizontal, incluindo elevação, rotação, inclinação e guinada, e também deriva quando a embarcação está operando em DP (para manter a posição).
Encomendado pela Cadeler em um pacote que inclui também treze guindastes offshore, principais e auxiliares, é um desenvolvimento recente da Huisman, com similares já entregues para provedores globais de serviços offshore, como a DEME e a Boskalis. E um outro está em construção para a Heerema. No caso da Cadeler é o primeiro e será decisivo em suas operações no Hornsea Three Foundation Project, que está sendo implantando no Mar do Norte, no Reino Unido, a distâncias de 120 a 160 quilômetros da costa. Com capacidade para 2,8 GW o parque eólico contará com mais de 200 turbinas eólicas instaladas em uma área de quase 700 quilômetros quadrados.
O monopile gripper da Cadelar, com um diâmetro de 13 m foi projetado para instalação eficiente e controlada de estacas de 80 a 120 m de comprimento e peso de até 3.000 mt. A garra poderá ser totalmente armazenada em área coberta, garantindo-se, portanto, maior longevidade, para futuras operações de manutenção. O contrato inclui ainda a opção de integração de um sistema de mitigação de ruído, projetado para minimizar o impacto da operação na vida marinha. A produção desse equipamento ocorrerá nas instalações da Huisman em China.