Por Redação Crane Brasil
O contrato de concessão dos tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul foi assinado na manhã do dia 31 de julho, no Porto Seco Centro-Oeste, em Anápolis (GO), com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Bolsonaro, é claro, não deixou de subir na cabine e se deixar fotografar na janela da locomotiva GE C30-7 nº 9316.
Todo o grupo de autoridades presentes também ganhou um generoso clique na frente da máquina. Até aí, normal. O que ninguém se perguntou é como essa máquina chegou até lá. Pelos trilhos? Não. Ela foi despachada por rodovia. E essa operação é outro case vencedor do Prêmio Heavy Duty’2019.
Transportar locomotivas e composições ferroviárias tornou-se uma das especialidades da Transpes –Transportes Pesados Minas, empresa sediada em Betim (MG) e atuação em todo o território nacional e no Mercosul. A empresa é privilegiada nesse sentido por estar próxima de duas fábricas de locomotivas, em seu estado de origem: a GE, em Contagem, e a Caterpillar, em Sete Lagoas. Mas não foi em nenhuma delas que foi buscar a locomotiva GE C30-7 nº 9316. Ela estava em Rio Claro (SP) a 955 Km.