Desde 2017, quando da aquisição da Argos Guindastes, a Hiab já investiu mais de R$ 40 milhões nas instalações em Santo Antônio da Patrulha (RS), incluindo a compra e estruturação da fábrica. Neste ano de 2022, mais uma fase desse processo de integração da antiga Argos, uma empresa local, nos padrões globais da Hiab, foi concluída.
Programas de excelência operacional e comercial já estão rodando na fábrica, com a modernização das instalações, ampliação da capacidade produtiva e novos produtos europeus feitos no Brasil. A estrutura atual mais do que dobrou a capacidade produtiva chegando a 225% nos últimos dois anos.
O principal objetivo agora com a nova fábrica é a produção de mais produtos europeus, a renovação da linha Agi (modelo trave) já consolidada do Brasil e a abertura de novos mercados dentro e fora do Brasil. Dois destaques recentes do portfólio de equipamentos da Hiab Argos Guindastes são os guindastes da linha Argos (modelos aX.170 e aG.11).
O modelo aX.170 é o primeiro canivete (modelo europeu) feito no Brasil. Segundo a Hiab Argos Guindastes, dentre suas principais caraterísticas, pode-se destacar “comparadas aos concorrentes, a grande capacidade de carga a maiores alturas, graças ao sistema de biela dupla. Somado a isto a capacidade de carga na vertical tambem é superior e a maiores distâncias”. Já o modelo aG.11 pertence à linha trave, já consolidada no Brasil. No entanto, com a entrada da HIAB novos conceitos foram absorvidos e implementados
Em 2023, a Hiab Argos Guindastes irá disponibilizar mais modelos de guinstastes, dois feitos no Brasil, com capacidades de até 35 tm. e mais dois importados, com flyjib, de 100-120 tm, para serem utilizados em aplicações onde são exigidas maior controle e precisão a grandes alturas. Também passarão a ser disponibilizados em 2023 dois novos modelos tipo trave de até 70t m ampliando o leque e mais soluções aos clientes.
A Hiab Argos Guindastes está expandindo sua rede comercial em toda a América Latina, com mais de 27 pontos de vendas no Brasil e 6 novos pontos na América do Sul. O estoque de peças e suporte técnico também foi incrementado, assim como treinamentos e capacitações técnicas dos novos produtos. À medida que for aumentando seu portfólio de máquinas na região, a Hiab garante que novos investimentos virão para sua unidade em Santo Antônio da Patrulha.