GROVE RT880E: UM CURINGA NO CANTEIRO DE OBRAS

GroveRT880E-interna

 

Entre os inúmeros equipamentos em operação na obra de expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), um se destaca pela versatilidade, o que acaba determinando a sua alta taxa de utilização no canteiro. Trata-se de um guindaste para terrenos acidentados, modelo Grove RT880E, que o consórcio construtor mobiliza dia e noite em várias atividades de içamento.

O equipamento, fabricado na unidade industrial da Manitowoc em Passo Fundo (RS), tem capacidade para 75 t de carga e conta com lança principal de 39 m, atingindo uma altura máxima de trabalho de 70,7 m. Entre outras características, ele conta com contrapeso e guincho auxiliar removíveis e reinstaláveis hidraulicamente, o que facilita o transporte de um local de serviço para outro. Além disso, sua cabine bascula até 20º, proporcionando maior conforto e visibilidade para o operador nas tarefas de içamento.

O RT880E em operação no canteiro pertence à construtora Constran, que integra o consórcio responsável pela obra, juntamente com a Triunfo. Elas respondem pela implantação de um novo terminal de passageiros em Viracopos, com 110 mil m2 de área, 28 fingers para embarque e capacidade para 14 milhões de passageiros por ano, além de um edifício garagem com três pavimentos e que comporta até 4 mil veículos. A obra está orçada em R$ 1,4 bilhão, mas toda a expansão do aeroporto, que envolverá cinco etapas, consumirá investimentos de R$ 9,5 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×