Técnicos da Metalock Brasil foram chamados para atender um navio no porto de Itajaí (SC). No local, averiguaram a necessidade de realizar a troca do mancal, que estava localizado entre os cilindros quatro e cinco do motor principal. Antes de iniciarem o serviço, o segundo maquinista realizou as medições de deflexão no eixo virabrequim e de folga dos casquilhos. Os técnicos da Metalock Brasil realizaram as medições dos prisioneiros de fixação da tampa do mancal.
O trabalho envolveu quatro técnicos e foi realizado em apenas doze horas, a bordo do navio. Ferramentas hidráulicas foram instaladas para soltar as porcas da tampa do mancal, com pressão de 2200 Bar. Foi feita a desmontagem das linhas de óleo lubrificante. E também a montagem das talhas e dispositivos, para manobra de retirada da tampa do mancal.
Macacos hidráulicos foram instalados para elevação do eixo virabrequim (0,2 mm) com pressão de 550 Bar. Foram retirados os casquilhos velhos. Além da limpeza com ar comprimido, lubrificação do assento e instalação dos novos casquilhos. A remontagem do mancal foi feita com a pressão de tensionamento, aplicado nos prisioneiros de 2200 Bar.