Três guindastes sobre esteiras Liebherr estiveram recentemente envolvidos no trabalho de fundação profunda de um projeto habitacional em Hong Kong. Estacas com um volume de 300 m³ cada foram instaladas em um espaço restrito com condições terrestres especialmente difíceis.
Isso envolveu a instalação de 14 pilhas, que servem de base para o edifício. A primeira etapa foi realizada por duas máquinas HS 885 HD e uma HS 8130 HD, cada uma equipada com uma garra mecânica e um oscilador.
A fim de atingir a profundidade necessária de 50 m, o empreiteiro levou dez dias úteis por pilha. A razão para o longo tempo de produção foi devido às difíceis condições do solo. Primeiramente emergiu a água subterrânea, seguida por rocha com uma força muito alta de 150 MPa.
Para penetrar nesta camada dura, foi utilizado o método RCD. Com um diâmetro de 3 m, foram necessários até 300 m3 de concreto para o preenchimento de cada pilha. Em outras palavras, cerca de 40 misturadores de caminhão cheios.
O desafio do espaço restrito
Uma olhada no local de trabalho é suficiente para reconhecer o desafio específico apresentado por este projeto: A dificuldade reside no espaço restrito. O canteiro de obras está localizado no meio de uma área residencial de Kowloon e faz fronteira diretamente com edifícios existentes. Kowloon, juntamente com a Ilha de Hong Kong e Novos Territórios, é uma das áreas urbanas de Hong Kong, que tem uma população total de sete milhões de habitantes.
A fim de manter o nível de ruído na vizinhança o mais baixo possível, o trabalho só pode ser realizado das 07:00 às 19:00 horas, seis dias por semana. A Liebherr oferece sistemas de assistência opcionais especialmente para tais aplicações. Usando o modo Eco-Silent, a velocidade do motor pode ser reduzida para um nível predefinido.
Portanto, tanto uma redução significativa no consumo de diesel quanto uma menor emissão de ruído podem ser alcançadas sem qualquer impacto na operação. Além disso, o Controle Automático de Parada do Motor da Liebherr oferece uma solução econômica e ambientalmente correta para tais requisitos. Depois de verificar certas funções do sistema, o motor é desligado durante longas interrupções de trabalho.
O conceito residencial: verticalização
– O empreiteiro deste projeto era a empresa Vibro (H.K.) Ltd., especializada em trabalhos de fundação em condições difíceis de solo. Fundada em 1929, é a empreiteira de fundações mais antiga de Hong Kong. O profundo trabalho de fundação durou seis meses e foi concluído recentemente.
Hong Kong é uma das regiões mais densamente povoadas do mundo, com uma densidade de quase 7.000 / km³. Este fato sublinha a importância de criar e desenvolver habitações nesta região. Ao ver o horizonte de Hong Kong, o conceito residencial é claro – alcance para o céu. Muito menos óbvio é o trabalho profundo de fundação subterrânea por trás dele. No entanto, não é menos espetacular, como este projeto