Nos últimos dois anos, uma nova empresa vem se destacando no competitivo mercado de movimentação de cargas do Ceará. A Transtop, criada há nove anos atrás como uma transportadora de cargas especiais, começou a investir em equipamentos de içamento e disputar não somente os trabalhos “spot” locais, como também contratos maiores, como a montagem de torres de transmissão, em outros estados do Nordeste.
O segredo dessa ascensão tem nome, aliás, dois nomes: Carlos Jucá, diretor-proprietário da empresa, com passagens por outras transportadoras e dono de uma respeitável carteira de clientes na região. E, desde janeiro do ano passado, um outro profissional, convidado a estruturar a área de içamento da Transtop. Trata-se de Ivaldo Cantanhede, com formação em arquitetura, mas com carreira, desde 2011, toda direcionada à movimentação de cargas e consolidada em três importantes empresas sediadas em Fortaleza: a Cordeiro Guindastes, Fort Munck e Makro Engenharia. E, posteriormente, em sua própria empresa, especializada na elaboração de Planos de Rigging.
Como coordenador operacional, Ivaldo Cantanhede está colocando em prática o arrojado programa de investimentos de Carlos Jucá no segmento de içamento de cargas e, mais adiante, remoção industrial, complementando a atividade tradicional da Transtop no transporte de cargas especiais. O empresário quer posicionar a Transtop no mercado não somente pela disponibilidade de frota, cada vez mais atualizada, como pelos rígidos padrões de segurança e manutenção.
Com a chegada de Ivaldo Cantanhede foi elaborado um manual de conduta e, para formação do quadro atual de 25 funcionários, foram contratados operadores e mecânicos já com experiência em outras empresas de locação e transportes e que já vinham com cultura organizacional de empresas grandes. A empresa também inaugurou em dezembro do ano passado uma nova garagem com oficinas em suas instalações na BR 116, em Fortaleza.
No que diz respeito à frota, a empresa acaba de receber três guindastes Zoomlion. Os dois primeiros, usados, mas com garantia de procedência (foram adquiridos da Locar) com capacidades de 30 (QY30V), 70 toneladas (QY70V), e o terceiro, ano 2022, diretamente da Zoomlion Brasil, com capacidade para 100 t, ZTC1000V – um dos dois primeiros da marca a chegar ao país com essa capacidade.
Com esse novo aporte, a Transtop já soma, em apenas dois anos, oito guindastes em sua frota, incluindo três outras unidades para 60 t (dois Zoomlion ZMC60 e um XCMG QY60K), e duas para 30 t (Madal MD30 e National 1400 A), além de dois articulados Masal, para 30 e 40 t. No total, os recursos disponíveis já chegam a cerca de 30 equipamentos, com destaque para a área de transporte, onde a empresa conta com carretas de carga seca, e pranchas de três, quatro e seis eixos, além de um dolly, garantindo uma capacidade de transporte de até 60 toneladas.
O portfólio de serviços da área de içamento da Transtop já é bastante variado nesses dois anos de atividades. Fora o spot mais comum, a empresa já está direcionada para atendimento de contratos, com maior remuneração. Segundo o Coordenador Operacional, Ivaldo Cantanhede, o projeto mais desafiador até o momento foi o serviço de montagem de duas linhas de transmissão, em Xique-Xique e Morro do Chapéu, na Bahia. “O guindaste tinha que andar direto com o trator puxando, por causa dos aclives muito acentuados. Tanto que outras empresas, contratadas anteriormente saíram, não acharam viável”. Além da topografia, ele explica que esses projetos envolvem quatro tipos de montagens de torres (estaiadas e autoportante) e alturas de até 52 metros.
Cantanhede diz que Transtop tem conseguido cumprir os compromissos e renovar contratos com os clientes atendidos. Isso garante uma taxa de utilização muito grande para os guindastes, até então de maior capacidade (60 t), mobilizados em novos projetos no Rio Grande do Norte (pré-moldados e fundações) e Bahia (em novo serviço de montagem de torres e linhas de transmissão).
Com a chegada do Zoomlion ZTC1000V, no entanto, a Transtop planeja entrar em um novo patamar. “Estamos pensando em locar ele para essas obras grandes de refinaria, na expansão da CSP e mesmo para novos projetos, como o do hidrogênio verde. E além disso, no segmento de eólica para servir como guindaste de apoio nas verticalizações de componentes”, explica Ivaldo Cantanhede.
A opção pelo equipamento, segundo ele, foi feita com base em um comparativo técnico e operacional com outras marcas. Pesou também a confiabilidade demonstrada pelos outros equipamentos Zoomlion da frota. “Os Zoomlion não dão dor de cabeça. Estamos bastante satisfeitos. E o modelo para 100 t ZTC1000V nos dará uma grande flexibilidade operacional, pelo alcance da lança, a movimentação com contrapeso, o modo caranguejo e os controles embarcados”.
Zoomlion pode trazer guindaste de 800 t para o eólico
Hoje, no Brasil, a Zoomlion comercializa guindastes com capacidade de içamento de 30 a 800 t e um dos lançamentos deste ano, com duas unidades já entregues, uma delas para a Transtop, foi o ZTC1000. Ricardo Bertoni, gerente de contas estratégicas da Zoomlion do Brasil, diz que se trata de um equipamento de alta tecnologia e com vários diferenciais interessantes em relação aos equipamentos disponíveis no mercado.
“As vantagens do ZTC1000 são muitas. Com excelente desempenho de controle das operações, com lança de 7 seções que atinge até 70,6 metros de altura de elevação e com todas as combinações de jib pode chegar até 97,8 metros de elevação. O chassi de 5 eixos inovador e robusto, foi projetado para ser capaz de se deslocar a até 50 km/h com 20 toneladas de contrapesos móveis montados, garantindo alta eficiência e baixo custo nas operações de deslocamento”.
Ele lembra que a Zoomlion é uma empresa de fabricação de equipamentos de última geração, que integra maquinários de içamento e movimentação de carga, elevação de pessoas, construção, mineração, pavimentação, agrícola e serviços financeiros. “Atualmente, nós vendemos no mundo mais de 600 produtos de ponta, de 56 linhas de produtos, cobrindo dez categorias importantes. A principal razão por trás dos aumentos contínuos da Zoomlion nos recordes mundiais de vendas de guindastes é que alcançamos avanços constantes no desenvolvimento de tecnologia e qualidade dos equipamentos, o que foi reconhecido no mercado global”.
Ricardo Bertoni antecipa que outro grande lançamento que está em negociação aberta com alguns clientes é o guindaste ZAT8000, um guindaste do tipo “Todo Terreno” (AT) com capacidade de içamento de 800 (t). Desenvolvido para atender o mercado de usinas eólicas este guindaste tem 92 metros de lança principal, com 7 seções, a qual pode ser também configurada para operar parcialmente (somente 4 seções montadas) e 195 t de contrapesos.