A Primax Transportes Pesados recebeu o Prêmio Heavy Duty’2016 – Categoria Transportes Internacionais, pela operação de transporte e remoção, com duração de 60 dias, de 12 transformadores de grande porte (80 t) e acessórios embarcados em 12 carretas, vencendo uma distância de 3.500 quilômetros, por modal rodoviário, entre Contagem (MG) e os locais de destino no Chile.
O principal desafio foi o deslocamento entre países de equipamentos com carga elevada, além dos processos alfandegários envolvidos, o rastreamento das cargas e a descarga dos equipamentos
A solução proposta ao cliente foi a de que uma única empresa pudesse fazer todo o transporte desse lote de transformadores. Ou seja, um pacote integrado de serviços, em que um único fornecedor respondesse ao contratante pela operação.
Para atender a esse compromisso, a Primax Transportes Pesados se valeu de três fatores, que são seus principais diferenciais no mercado de cargas excedentes. Primeiro, sua reconhecida capacitação em remoção técnica (que lhe valeu, inclusive, a conquista do Heavy Duty’2016 também nessa categoria). Outro aspecto importante é o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos por sua gerência de transportes internacionais.
Conhecimento dos trâmites legais
Como poucas, hoje, a Primax Transportes Pesados conta com apoio local comercial e operativo, conhecendo em detalhes as normas legais (os chamados DI – Documentos de Idoneidade) estabelecidas no Chile, Paraguai, Peru, Bolívia, Argentina e Uruguai para liberação de licenças e respeito aos regimes aduaneiros no Cone Sul.
Um conhecimento refletido, inclusive, na própria frota, diversificada e perfeitamente adequada para essas operações internacionais. O caso do transporte dos transformadores é o melhor exemplo. Foram empregados 22 cavalos mecânicos (6 Volvo FH 520, 4 Volvo FH 440 e 12 Scania P340), dez pranchas Hidro Randon/quatro eixos Pastre, 12 carretas de 16 m Facchini e uma linha de eixo Faymonville (Pescoço + 6 eixos). Como equipamentos de apoio, foram empregados dois guindautos PHD 42000.
Somando-se, esses três fatores competitivos – expertise em remoção, conhecimento das normas legais e frota – a Primax Transportes Pesados pôde oferecer ao cliente, ao final da operação, uma redução de custos da ordem de 7% e uma grande agilidade no desembaraço aduaneiro.