A Cunzolo Máquinas e Equipamentos Ltda, com sede em São José dos Campos (SP), e atuação nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio De Janeiro, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Remoção Técnica, pelo serviço de mudança de uma linha de produção da cidade de Caçapava para Jaguariúna, ambas no interior paulista. A operação, realizada em sete dias no mês de setembro de 2024, envolveu a movimentação total de 60 toneladas, incluindo máquina sopradora Magic e componentes da linha de produção.
A mudança da linha teria que ser executada de forma que não impactasse nas linhas de produção ao lado que estavam em funcionamento. No prazo total de 7 dias e com o mínimo de desmontagens secundárias de componentes. O foco era desmontar os módulos com todos os componentes auxiliares montados. Como pontos críticos da operação, pode-se destacar o espaço reduzido no entorno da linha, e o galpão com altura também reduzida, tanto no local da desmontagem quanto no local da montagem. Nesse último caso, com o agravante de ter uma entrada em rampa, um complicador para implementos baixos como os do tipo lagartixa.
A solução proposta pela Cunzolo Máquinas e Equipamentos Ltda, evitando-se a desmontagem em partes menores, permitiu que o prazo de sete dias acordado com o cliente (7 dias) fosse cumprido e reduziu em 50% o tempo de parada da linha de montagem. Para tanto, foi determinante o correto dimensionamento dos equipamentos, com a utilização de recursos diferenciados em sua frota, vocacionados para esse tipo de operação.
Para agilizar a operação, a Cunzolo mobilizou na fábrica em Caçapava um guindaste industrial Ormig 45TM (45 t), um guindauto Fassi F1950, para 40 t e um Tadano ATF 90G-4 (90 t). Na outra frente, em Jaguariúna (SP), um guindaste Tadano AC45 City, compacto e com capacidade para içar 45 t a 2,5 m, um guindaste articulado Palfinger PK 165.002 (26 t) e um Tadano GT750 (cap 75 t).
A primeira etapa da atividade, em Caçapava, consistiu na retirada da base inferior do equipamento com o guindaste industrial Ormig 45TM liberando-o para remoção com tartarugas. Posicionado fora da plataforma essa base inferior foi içada sobre a carreta pelo guindaste Tadano ATF 90G-4 (90 t). Dali seguindo para Jaguariúna. Na segunda parte da atividade foi feito o içamento da plataforma superior da máquina com o cabeçote, com o Ormig 45TM e o guindauto Fassi F1950, seguindo o mesmo processo de carregamento na carreta do anterior.
O transporte das duas partes foi feito por cinco cavalos mecânicos Scania 540, tracionando três pranchas tipo lagartixa Facchini e dois rodo trens Randon. Na outra frente em Jaguariúna, superada a rampa com calçamentos, para entrada das carretas tipo lagartixa, os três guindastes mobilizados (Tadano AC45 City, Palfinger PK 165.002 e Tadano GT750) desembarcaram a carga no interior da carga e a posicionaram no local definitivo.