TRANSFERÊNCIA DE FÁBRICA EM REGIME TURN KEY

TRANSFERÊNCIA DE FÁBRICA EM REGIME TURN KEY

A Primax Logística & Engenharia, certificada pelas normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, com sede em São Paulo (SP), atuação nacional e internacional, no Mercosul, Bélgica, Polônia e Grécia, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Gestão de Projetos, por transferência fabril, incluindo serviços de desmontagem, remoção, transporte e montagem.

O escopo em todo o projeto, com gestão da própria Primax Logística e Engenharia, consistiu na mudança de uma linha de um fabricante de painéis de madeira (MDP), da Monte Negro (RS) para Jaguariaiva (PR). A distância de transporte de máquinas e acessórios diversos, em 45 carretas (viagens) foi de 800 km. A operação, entre planejamento e obra,  foi realizada de junho a dezembro de 2023.

primax-topcrane2

O passo inicial foi a elaboração de book eletromecânico (“tag-amento” – identificação de máquinas) de desmontagem e coleta de dados prévios à desmontagem para possibilitar a remontagem nas condições originais da linha. A seguir procedeu-se a uma vistoria técnica, análise da documentação e estudo de viabilidade do projeto.

Com o levantamento de custos envolvidos e identificação dos recursos empregados, foram elaborados os planos de rigging necessários. Durante a execução, cumpriram-se as etapas necessárias para a operação até a sua finalização: mobilização, montagem de canteiro de obra, recebimento de materiais de aplicação e equipamentos, identificação eletromecânica das máquinas, desmontagem, proteção dos elementos sensíveis, remoção, carregamento, transporte, descarga, marcação de piso, alinhamento, nivelamento e montagem das máquinas, acompanhamento ao comissionamento e entrega técnica.

primax-topcrane

Como gestora do projeto, a Primax Logística & Engenharia também realizou trabalhos preliminares antes da operação. Incluindo Plano de Emergência Médica, desenvolvimento de parceiros locais para locação de ferramentas, hospedagem dos colaboradores, e fornecimento materiais de aplicação e consumo. Parte de mão de obra contratada também foi local, observando-se certificações e qualificações do mesmo padrão de competência dos colaboradores da Primax. A equipe envolvida contou com supervisores elétricos e mecânicos, supervisor de movimentação de carga, encarregados, líder mecânico, líder elétrico, mecânicos, eletricistas, equipe de remoção técnica, operador de empilhadeira, operadores de guindastes e motoristas carreteiros

O principal desafio foi a desmontagem, transferência, montagem e o comissionamento de uma linha de melanina desativada há quase uma década. Diante disso, a Primax se propôs a realizar o projeto em regime Turn Key, de ponta a ponta. O que foi realizado em seis meses, com estimativa de 10% de redução de custos para o contratante, com economia na mobilização, com a contratação de equipamentos de içamento no local das atividades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×