TRABALHO EM ALTURA NOS PARQUES EÓLICOS

TRABALHO EM ALTURA NOS PARQUES EÓLICOS

O segmento de geração de energia eólica está em crescimento, tornando-se uma das principais fontes de energia renovável. Essa evolução da indústria tem sido acompanhada por um aumento na altura das torres de geração de energia eólica, o que traz novos desafios no que se refere à inspeção e manutenção das pás dos aerogeradores. Isso aponta para uma demanda de plataformas cada vez maiores.

 

Gilvan Boa
Gilvan Fonte Boa, Gerente Comercial de plataformas

“As torres de geração eólica seguem evoluindo e a PALFINGER está atenta às necessidades dessa indústria e tem, para tanto, investido fortemente no desenvolvimento de equipamentos com características e funções compatíveis com essas necessidades. O propósito é explorar o enorme potencial global da linha de plataformas para elevação de pessoas”, destaca Gilvan Fonte Boa, Gerente Comercial de plataformas

A PALFINGER, por meio de suas fábricas na Europa, vem desenvolvendo uma linha de plataformas de grande porte para elevação de pessoas. A demanda por esse tipo equipamento tem crescido nos últimos anos, com destaque para plataformas de grande alcance vertical, muito utilizadas em inspeções periódicas e manutenções de estruturas nas indústrias sucroalcooleiras, de óleo e gás, de papel e celulose e em parques eólicos onshore.

P900 - acesso

“As linhas Jumbo e Top possuem alcances verticais e laterais, bem como capacidades de carga, diferenciados. A Jumbo conta com alcances entre 48 e 70 metros e a linha Top alcança os 90 metros de altura. Essas plataformas possibilitam a realização de trabalhos de inspeção manutenção em estruturas e construções em grandes alturas, incluindo a manutenção de parques eólicos”, salienta Gilvan.

Outra aplicação nos parques eólicos são os reparos nas pás dos aerogeradores. Por se tratar de peças fabricadas em material polimérico, usualmente resinas epóxi ou poliéster reforçadas por fibra de vidro, sofrem constantes danos devido as intempéries.

André Malacrida
André Malacrida, Executivo de Produtos e Plataformas.

“Essa atividade pode exigir diferentes procedimentos de trabalho, como uma inspeção periódica, passando por reparos rápidos, mas também reparos mais significativos que exigem horas de trabalho. Muitas dessas atividades são realizadas por meio da técnica de rapel, sendo necessárias algumas horas de preparação e descida a partir da torre. O uso da plataforma torna o trabalho mais rápido e seguro”, explica André Malacrida, Executivo de Produtos e Plataformas.

Dentre os modelos da PALFINGER, destacam-se a P750 da linha Jumbo Class, que possui alcance vertical de até 75 metros e possui capacidade de carga da caçamba de até 600kg. Na linha Top Class a plataforma P900 se destaca com seu alcance máximo vertical de 90 metros e alcance lateral de até 32,3 metros.

“O P750 da linha Jumbo Class é o modelo com maior alcance vertical que está sendo comercializado no Brasil. A disponibilidade para venda e integração veicular no país está diretamente relacionada à existência de caminhões compatíveis com esse tipo de equipamento”, ressalta Gilvan que ainda comenta: “Não há caminhões rígidos com 10 eixos devidamente homologados no Brasil, o que tem gerado desafios à possibilidade de montagem de plataformas com alcance igual ou superior a 90 metros”.

No Brasil, a primeira plataforma de grande alcance da PALFINGER foi colocada em operação em 2014. Na ocasião, tratou-se de uma plataforma com alcance de 70 metros e, atualmente, tem operado nos parques eólicos no Nordeste do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×