O maior mural de grafite do mundo está em andamento para transformar o centro de São Paulo. Batizado de ” Aquário Urbano” foi planejado para ser a maior obra de arte urbana a céu aberto do mundo. Contará com murais criados em 15 prédios, formando um cenário de 360º na capital paulista. O projeto visual enfatiza a preservação do meio ambiente e das águas. Os grafites incluem polvos, águas-vivas e peixes da Amazônia.
O conceito desse mural é contribuir localmente para os esforços públicos e privados de revitalização da região central. Com o objetivo de promover a integração social, o empreendedorismo e o turismo, por meio da acessibilidade gratuita à arte urbana de alta qualidade.
A JLG, fabricante de plataformas elevatórias, está participando do projeto em colaboração com a locadora Mills. “Estamos contribuindo com os esforços públicos e urbanos para a revitalização central”, diz Daniel Brugioni, diretor de locações da Mills.
Estão mobilizados os modelos de plataformas de lança 1250AJP e 1350SJP da JLG. A previsão de conclusão do projeto é entre março e abril de 2020. “Esse mural não vai apenas quebrar recordes mundiais”, como também está criando consciência em relação a questões ambientais e urbanas”. A opinião é de Mike Brown, vice-presidente de vendas e desenvolvimento de mercados da América Latina da JLG Industries.
O projeto é resultado de uma parceria entre o artista Felipe “Flip” Yung e Kleber Pagu. O primeiro, conhecido por sua arte de rua em todo o mundo, há mais de 20 anos. E o segundo é um conhecido produtor de obras e exposições de arte.
O projeto concorre a três recordes no Guinness. Maior mural de grafite do mundo, maior pintura em estilo livre e maior instalação de realidade virtual. Lembrando que há um App Aquário Urbano para interação à distância com os murais