Seis meses após iniciar as operações da sua primeira fábrica de empilhadeiras no Brasil, em Artur Nogueira (SP), a Toyota anunciou investimentos de R$ 73 milhões no aprimoramento e expansão dessa linha de produção. Segundo a TMHM (Toyota Material Handling Mercosur), os recursos integram a segunda etapa de investimentos, prevista no contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores e a adoção de novos processos produtivos.
Em outubro de 2013, a empresa inaugurou a fábrica na região de Campinas, que consumiu investimentos de R$ 101 milhões e tem capacidade para produzir 5 mil unidade por ano. Para atingir esse ritmo de produção, entretanto, o projeto requer a implantação de processos e maquinários contemplados nessa nova etapa de investimentos. “Nossa estratégia de crescimento rumo à liderança do mercado passa pela produção de equipamentos com o mesmo padrão de qualidade das demais plantas da Toyota no mundo e com as condições de financiamento da linha de crédito Finame”, salienta Hiroyuki Ogata, presidente da TMHM.
A unidade industrial do interior paulista, que ocupa uma área construída de 31 mil m2, produz empilhadeiras a combustão da série 8, com capacidades de 1,8 t, 2,5 t e 3,0 toneladas. São equipamentos movidos a gasolina, conversíveis para acionamento a gás. O objetivo da TMHM, entretanto, é ampliar o portfólio de produtos de fabricação local, o que exigirá novos investimentos. Até o momento, a empresa não tem definido quais produtos serão nacionalizados e a data para início desse processo.