A CONEXPO-CON/AGG e a IFPE 2023, realizadas conjuntamente, em Las Vegas (EUA), de 14 a 18 de março, com mais de 2.400 expositores de 36 países, reuniram 139.000 profissionais de construção e energia hidráulica de 133 países. Cabe lembrar que a última edição desta mesma feira, em 2020, coincidiu com a eclosão da pandemia de coronavírus – e sua própria realização esteve ameaçada até o último momento.
Agora, em 2023, mesmo tendo sido realizada poucos meses depois de Bauma, pelos números recordes alcançados na feira, o mercado parece respirar aliviado, apesar das incertezas decorrentes da guerra na Ucrânia, retração na atividade econômica em muito mercado e gargalos na cadeia logística mundial. A atratividade do grande mercado da América do Norte, por certo, pesou para esse grande sucesso.
Mas, sem dúvida, o momento atual, de transição energética, e desenvolvimento acelerado de novas ferramentas de controle e gestão de equipamentos também teve o seu papel nessa euforia. Se a Conexpo 2020 passa para a história como o último grande evento do setor antes das restrições impostas pela pandemia, a edição de 2023 pode ser a de transição, em seus estágios finais, para a eletrificação da frota. Essa a tendência que prevaleceu, em maior ou menor grau, entre os fornecedores de equipamentos para o setor de movimentação de cargas.
Levantar e abaixar cargas com segurança
O Grupo Crosby apresentou suas várias linhas de acessórios e dispositivos de içamento de carga. Pode-se destacar a tecnologia BlokCam e BlokAlert, com uma câmera e sistemas de áudio novos e aprimorados que agregam velocidade, segurança e eficiência ao elevar e abaixar cargas.
O foco é a eliminação de pontos cegos para o operador e evitar acidentes não somente com a carga, mas também com a equipe no solo, outros equipamentos, prédios ao redor e linhas de energia.
O BlokCam é um sistema de câmera para ajudar um operador de guindaste a ver visualmente as cargas presas abaixo do gancho ou lança de qualquer cabine de guindaste. Já o BlokAlert é um sistema de áudio para auxiliar a equipe de terra quando as cargas estão sendo movidas por meio de um guindaste.
A solução “Accelera” para motores hidrogenados
Como resultado de aquisições e investimentos, a Cummins está se concentrando em três áreas principais para o hidrogênio: a produção de hidrogênio verde, o gerenciamento e transporte de hidrogênio e a aplicação de hidrogênio em motores e células de combustível. Criou, inclusive, uma nova marca, o Accelera by Cummins, que representa um ritmo acelerado de trazer soluções de emissão zero para o mercado.
Para tanto, mediante parcerias, está participando de todas as etapas do processo: fábricas de eletrolisadores para produção de hidrogênio verde; armazenamento do produto; e os motores propriamente ditos. Na Conexpo, a fabricante mostrou o modelo M15H para equipamentos de construção, com 530 HP e um impressionante pico de torque de 2.600 Nm.
Novos estabilizadores para guindastes
A Dica, fabricante norte-americana de “mats”, mostrou duas novas soluções para estabilização de guindastes. Um bloco de aço e madeiramento, o EcoMax, e o SlatTrax, um tipo de estrada temporária. O EcoMax combina madeira sólida com vigas em I de aço conectadas com parafusos passantes para máxima distribuição de carga.
O EcoMax patenteado pela Dica tem rigidez, resistência e propriedades de desempenho semelhantes às suas almofadas de guindaste FiberMax ou almofadas de aço, mas é mais barato do que qualquer uma dessas opções, segundo a empresa. Já o SlatTrax, feito de plástico HDPE reciclado, foi projetado para proteger o solo, facilitar o acesso e evitar sulcos no local.
Soluções polivalentes de transporte
A Faymonville fez a estreia mundial de seu implemento rodoviário modular. Com o HighwayMAX All-In-One é possível configurar diferentes reboques a partir de um único kit modular. Outra novidade polivalente foi o chamado MultiMAX, reboque orientável de 6 eixos (3+3), com comprimento de 53′ e uma largura de 100” quando fechado, que pode ser mobilizado rapidamente.
O reboque se estende por mais de 90′ incluindo o pescoço de ganso e a distância entre os grupos de eixos pode ser ajustada em 14’1″ ou 16’1. Da linha Cometto, o Grupo Faymonville destacou o modelo Eco1000 de 6 eixos, que se diferencia pelo fato de a sua Unidade Power Pack estar integrada sob a plataforma de carga. Está disponível com três diferentes tecnologias Power Pack: propulsão tradicional para desempenho contínuo, solução híbrida ou elétrica.
Flexibilidade operacional do transporte pesado
A equipe da Goldhofer ficou mais do que satisfeita com o resultado da Conexpo deste ano em Las Vegas: “O grande interesse demonstrado pelos visitantes profissionais pelos novos produtos foi impressionante. Nossas expectativas foram superadas em relação à demanda por soluções de transporte de alta qualidade e serviços de criação de valor”, diz Matthias Ruppel, CEO da Goldhofer. Isso se deveu em grande parte aos veículos Goldhofer que foram desenvolvidos especialmente para o mercado norte-americano, como o STZ-P9 e o reboque rodoviário P12 PLUS.
Este reboque rodoviário oferece flexibilidade máxima para uma ampla gama de aplicações. Na versão de 12 eixos, o semirreboque tem uma carga útil máxima de até 127 t com uma carga por eixo de 12 t. A direção hidráulica foi otimizada para trafegar em vias públicas, tornando-o versátil para as rodovias de longa distância da América do Norte. “Graças às suas múltiplas variantes e opções de configuração flexíveis, os transportadores agora podem operar com um único veículo para transportar uma variedade de cargas especiais e em vários estados”, diz Jerry Rothwell, Diretor de Vendas – América do Norte.
O semirreboque lowboy de três eixos STZ-VL com um eixo giratório adicional também atraiu grande interesse. Especialmente no mercado norte-americano, o eixo giratório adicional é uma consideração importante. Ele aumenta a flexibilidade e a carga útil do veículo e permite que ele opere em linhas interestaduais com mudanças nos regulamentos.
O destaque em Las Vegas e um chamariz absoluto no estande foi o ADDRIVE Goldhofer com o porta-lâminas FTV 850. O veículo combina as vantagens de um módulo rebocado de carga pesada com as de um módulo autopropelido. Com sua enorme força de tração, suporta a unidade tratora até uma velocidade de 50 km/h. Os eixos motrizes são desengatados automaticamente e podem ser reengatados em velocidades mais baixas durante a condução.
Ampliação de linhas sobre esteiras e RT
O LR 1400 SX, maior guindaste sobre esteiras multiuso da Liebherr, foi um dos grandes destaques da marca na Conexpo 2023. Com esse equipamento, a Liebherr amplia sua gama de guindastes sobre esteiras para incluir capacidades de elevação de até 400 t e que traz embarcado importantes recursos.
Dentre os quais, auxílio de deslocamento em gradiente, assistente de subida e descida da lança e visualização da pressão no solo, contrapeso traseiro modular para várias aplicações, e controle remoto via rádio.
Para a Conexpo, o LR 1400 SX foi configurado com uma lança principal de 41 m e um jib oscilante de 44 m. Gerhard Frainer, diretor administrativo de vendas na unidade austríaca, descreve a máquina como “um grande passo para a fábrica” e acrescenta: “O desejo por um guindaste maior veio do mercado”.
Com o peso de transporte compacto de 46 t, o guindaste completo pode ser transportado facilmente entre locais de trabalho. A plataforma e as grades permanecem presas ao carro superior durante o transporte e só precisam ser rebatidas. Devido ao sistema de automontagem do guindaste, as seções da lança, contrapeso da carroceria, esteiras e guinchos podem ser facilmente montados e desmontados sem a necessidade de um guindaste auxiliar.
O guindaste pode até levantar, abaixar e prender hidraulicamente o contrapeso traseiro de 150 t sem assistência. O próprio contrapeso traseiro é modular e pode ser equipado com placas de contrapeso de 5 ou 10 t, dependendo dos requisitos. A flexibilidade e mobilidade do guindaste podem ser vistas quando o espaço é restrito. Os quatro acionamentos de esteira facilitam a manobra do LR 1400 SX em canteiros de obras com pouco espaço. Graças ao ajuste da largura da via, o acesso em estradas estreitas é simplificado.
Nova opção para terrenos acidentados
Um outro guindaste chamou a atenção no estande. Trata-se do modelo LRT 1130-2.1 com o qual a Liebherr expande sua linha de guindastes para terrenos acidentados. Além de ser o mais potente guindaste fora-de-estrada sobre dois eixos do mercado (130 t) tem também a lança mais longa (60 m). Com seis seções é estendida e aparafusada de forma totalmente automática com o sistema telescópico de alta velocidade Liebherr TELEMATIK. Outro diferencial são dimensões de transporte.
A Liebherr projetou as dimensões do novo LRT 1130-2.1 para que ele possa ser transportado de forma econômica em plataformas rebaixadas em todo o mundo. Sua largura é de 3,4 m, sua altura é de 3,85 m e o comprimento do chassi é de 9,4 m. O peso de transporte é de 48 t, sem lastro, mas com o jib dobrável e o bloco do gancho. Isso pode ser reduzido para 44,8 t. O contrapeso consiste em três lajes de lastro e é fixado à plataforma giratória por meio de automontagem com aríetes de lastro.
Inovações para içamento e trabalho em altura
A Palfinger introduziu inovações como soluções livres de emissões poluentes, tecnologias inteligentes e sistemas de assistência. Tomás Castagna, gerente de exportações na América Latina, salientou que o foco das apresentações da empresa se concentrou nos guindastes articulados, guindastes para serviços, cestos aéreos e empilhadeiras transportáveis, sendo estas a grande novidade.
“Se trata de um produto novo, desenvolvido para atender demandas específicas do mercado norte-americano. Este modelo chamado de FHS 55 tem capacidade de carga de 5.500 lbs e é oferecido em quatro diferentes versões”, explica Castagna. São equipamentos compactos e baixo peso próprio podem ser carregados em praticamente qualquer caminhão ou semirreboque, e com diferentes configurações, como garfos extensíveis e movimentação lateral.
A participação da Palfinger na Conexpo 2023 foi além de demonstrações de produtos realizados durante a feira. Com a presença de executivos da matriz na Áustria, incluindo o board e o CEO Andreas Klauser, um jantar VIP reuniu distribuidores da América do Norte e América do Sul, como o Vice-Presidente de Vendas e Serviços LATAM e NAM, Ismael Daneluz, que falou sobre tendências de mercado e vínculo com colaboradores.
“Na feira, ficamos impressionados com as ótimas conversas que tivemos no local, que nos permitiram entender melhor as necessidades de nossos clientes, principalmente da região norte-americana. Nossas soluções inovadoras foram bem recebidas e esperamos fortalecer ainda mais nossa relação com os clientes”, destacou Ismael que, ao lado de Tomás, foram os brasileiros que acompanharam os demais visitantes do evento”.
Outra presença destaque da Palfinger foi a de Juan Ibarra, protagonista da série de sucesso do Discovery Channel, Gold Rush: Freddy Dodge’s Mine Rescue. Ibarra recebeu diversos visitantes no estande para tirar fotos e dar autógrafos, além de apresentar seu novo caminhão Mack com a carroceria PAL Pro 86 e guindaste de serviço.
A Palfinger possui plantas no Canada e nos EUA de guindastes articulados, cestos aéreos, gancho de carga (roll-on / roll-off) e plataformas de carga. Outros produtos altamente comercializados na região são importados das plantas da Áustria como guindastes para serviços (service crane), guindastes para sucata e madeira assim como as empilhadeiras transportáveis.
Segundo Tomás Castagna, o evento foi importante para definição de estratégias com os distribuidores latino-americanos, além de encaminhar a transição do mercado mexicano, o qual passará a ser gerido/administrado pela equipe do Tomás Castagna do Brasil, ainda que os produtos continuem sendo fornecidos pela Palfinger North America. “Esta estratégia visa um melhor atendimento ao mercado mexicano, tendo maior foco e sendo facilitado pela questão linguística e cultural”.
Nova geração movida a eletricidade
Sob o banner “Made for America, Raised in Georgia”, o estande da Sany apresentou mais de trinta máquinas, incluindo sua mais recente geração de escavadeiras e carregadeiras movida a eletricidade. A empresa realizou inúmeras apresentações para demonstrar suas soluções técnicas. Um dos destaques foi o sistema de gerenciamento de energia da Sany, alimentado por internet industrial e tecnologia blockchain. O sistema demonstrou a capacidade da empresa de rastrear com precisão sua pegada de carbono corporativa, otimizar o consumo de energia e recursos e aprimorar seu sistema de governança ESG.
A miniescavadeira elétrica Sany SY19E impressionou os visitantes por seu design exclusivo, recursos versáteis, operação silenciosa e bateria com duração excepcionalmente longa. Sua eficiência, superior a 95%, é complementada por recursos de proteção completos, como proteção contra intempéries IP67, teste de isolamento, detecção de tensão e corrente e diagnóstico de falhas.
Outro destaque foi a carregadeira elétrica SW956E com seu motor síncrono de ímã permanente de alta potência, fornecendo um torque instantâneo de 2.400 Nm. O sistema inteligente integrado ajusta automaticamente a saída de energia com base na carga, velocidade e outras condições. Equipado com uma bateria de 282kW·h, o carregador oferece oito horas de uso após apenas uma hora de carregamento.
Conceitos para alcançar a emissão zero
“Estamos entusiasmados em apresentar na Conexpo seis produtos e conceitos, incluindo modelos que vão além das baixas emissões, para alcançar a emissão zero de carbono. E isso é apenas o começo”, garantiu Toshiaki Ujiie, presidente e CEO da Tadano.
Dois desses avanços são o novo guindaste elétrico de terreno acidentado GR-1000XLL EVOLT e a nova unidade de energia auxiliar para o GR-800XL-4. O novo GR-1000XLL EVOLT elétrico e movido a bateria oferece o mesmo desempenho e capacidade de 90,7 t que o seu correspondente a diesel, mais os benefícios adicionais de zero emissões de escapamento e baixo ruído no canteiro de obras. Já a unidade de energia auxiliar (APU) utilizada no guindaste para operar o ar condicionado e o fornecimento de energia da cabine em standby, o uso de combustível é 25% menor e as emissões do motor são reduzidas.
A exposição também contou com outros recentes lançamentos da Tadano: o guindaste todo-terreno AC 4.070-2 e três guindastes sobre esteiras com lanças telescópicas da série GTC. Guindaste mais compacto da classe de capacidade de 70 t, o AC 4.070-2 pode transportar seu contrapeso de 11,9 t enquanto se mantém dentro de um limite de carga por eixo de 12 t. Ele está equipado com o sistema eletro-hidráulico Tadano e-PACK para operação com guindastes de emissão zero.
O GTC-1300 foi exibido com um inovador terceiro guincho opcional, o qual, combinado com um pacote de energia opcional, proporciona flexibilidade, potência e desempenho inabaláveis. Outros destaques foram o guindaste de terreno acidentado AC 2.040-1, que apresenta um forte padrão de elevação e um veículo com excelente capacidade de rampa e aceleração, além do versátil guindaste de terreno acidentado GR-1300XL-4, que conta com uma lança de 56 m de comprimento e contrapesos autor removíveis.
Reboques personalizados made in USA
A norte-americana Talbert Manufacturing apresentou uma versão personalizada de seu reboque 60CC-RC, oferecendo opções aprimoradas de distribuição de peso e um deck reforçado para maior versatilidade para atender aos requisitos de carga em vários estados. O reboque fixo de quatro eixos incorpora uma opção para adicionar um quinto eixo para melhor distribuição de peso para atender às restrições de carga em vários estados do Nordeste dos EUA.
“Reboques com engenharia personalizada para atender aos requisitos de peso e altura em constante mudança é um investimento que colocará seus usuários à frente no longo prazo”, afirmou Troy Geisler, vice-presidente de vendas e marketing para Talbert.
Uma nova opção RT para 100 tons
A Terex apresentou seu mais recente desenvolvimento, o guindaste TRT 100US (90 t com raio de 2,29 m) Fabricado na Itália, o novo RT tem uma lança de cinco seções com extensão de 47 m e altura máxima na ponta de 55 m (com jib). O equipamento conta com o Sistema Operacional TEOS, uma tela sensível ao toque de 10 polegadas (254 mm) e uma nova interface de usuário aprimorada.
A capacidade de resposta dos joysticks eletroproporcionais pode ser ajustada de acordo com a preferência do operador. A cabine, extra larga, que pode ser inclinada. O motor diesel é Cummins QSB6.7 Tier 4 Final / Estágio V de seis cilindros produzindo 225 cv. Uma função de controle anti-stall permite que o motor funcione na velocidade mais baixa para a demanda necessária sem morrer, minimizando assim o uso de combustível.
Um novo slogan e filosofia de trabalho
A XCMG divulgou sua nova estratégia de marca para o mercado dos EUA na Conexpo 2023.O novo slogan global, “Sólido para o Sucesso”, justifica-se por nova meta e filosofia de trabalho. A XCMG visa empregar a nova estratégia para forjar uma nova cultura dentro da empresa, ao mesmo tempo em que adota novas tendências visando novos segmentos de mercado.
Sob esta nova estratégia para o mercado dos Estados Unidos, a empresa se concentrará em cinco áreas principais como base para o sucesso: internacionalização, produtos de alta qualidade, atendimento ao cliente, desenvolvimento verde e inteligente.
A XCMG escolheu o novo slogan como meio de demonstrar sua escala global aliada à sua dedicação com os mercados em todos os mercados onde atua. Segundo a empresa, o slogan voltado para o futuro também destaca como a empresa responde ativamente a todas as valiosas tendências tecnológicas como parte de sua missão de atender seus clientes com eficiência.
Um guindaste de 800 toneladas para Argentina
O poder de fabricação inteligente da empresa chinesa se tornou referência para o mundo, estabelecendo um novo recorde para o maior guindaste de tonelagem exportado da China para a América do Sul.
Um guindaste de 800 toneladas foi adquirido por um antigo cliente da Zoomlion na Argentina, ambas as empresas são parceiras há quase 10 anos. A mesma empresa já possui diversos equipamentos Zoomlion abaixo de 300 toneladas e tornou-se cada vez mais familiarizada e confiante com o maquinário após anos de uso. Além disso, a tecnologia e a qualidade dos equipamentos Zoomlion são continuamente melhoradas, ganhando mais influência global e reconhecimento para a marca. Deste modo, o cliente escolheu um guindaste de 800 toneladas para um projeto de manutenção de energia eólica que requer tal maquinário.
“Foi o guindaste de 800 toneladas que exportamos para a Argentina que estabeleceu um recorde para o maior guindaste de tonelagem exportado da China para a América do Sul. A fim de atender aos requisitos de operação dos clientes sob várias condições de trabalho, realizamos a atualização localizada deste produto. A atualização mais significativa é para a lança, assim o guindaste de 800 toneladas é capaz de içar operações em distâncias maiores e em ângulos mais complexos” menciona Gustavo Gu, gerente regional da Zoomlion nas Américas.
“Depois que este guindaste de 800 toneladas for exportado para a Argentina, ele será usado primeiro na manutenção de projetos de energia eólica e, em seguida, fornecerá serviços de içamento para a construção de projetos de grande escala, como projetos de petróleo e gás. Portanto, fornecemos aos clientes produtos totalmente equipados para atender várias necessidades de construção”, completa o executivo.
Além da melhoria da localização para melhor atender às necessidades, o sistema perfeito de vendas e serviços também é uma razão importante para ganhar a confiança dos clientes. Sabe-se que os produtos e serviços da Zoomlion já cobriram mais de 130 países e regiões, e a Zoomlion estabeleceu subsidiárias em muitos países do continente americano, como Estados Unidos, Brasil, Peru e Chile, para fornecer diretamente vendas e suporte de serviços para clientes locais e acelerar a resposta de fornecimento e serviço.
Gustavo Gu, completa: “Projetos abundantes de energia eólica na América Latina, o aumento dos projetos petroquímicos e a retomada do desenvolvimento de muitos projetos minerais na América do Sul, promoverão a entrada de mais guindastes da Zoomlion neste mercado. Também atualizamos nossos guindastes RT, guindastes sobre esteiras e outros produtos para atender às necessidades do mercado local. Com a forte competitividade desses produtos localizados, estamos destinados a alcançar mais avanços”.