No final de maio, o mais tardar, início de junho, a Guindastes Tatuapé receberá em sua matriz, em São Paulo (SP), o guindaste rodoviário telescópico Sany SAC9000C8-8, com capacidade para 900 t. Embora a locadora já disponha de guindastes com capacidades similares ou até superiores, o novo equipamento, segundo o gerente comercial, Marcelo Monteiro, traz inovações significativas em seu projeto e incorpora tecnologias de última geração que otimizam a segurança, agilidade e precisão, elementos essenciais para acompanhar a evolução das demandas do mercado.
“O Sany SAC9000C8-8 será um recurso de alto valor agregado, com características técnicas avançadas e inovadoras, que representam um verdadeiro “upgrade” em nosso potencial técnico”. A previsão, segundo ele, é que o novo guindaste seja utilizado sobretudo em projetos eólicos, onde atualmente 30% da frota da Guindastes Tatuapé está mobilizada. “Com torres eólicas mais altas, cargas mais pesadas e prazos cada vez mais apertados, o mercado exige soluções ágeis, tecnológicas e de alto desempenho”. Claro, que, “em razão de sua flexibilidade operacional, outros projetos igualmente desafiadores, no setor de óleo e gás, celulose e o da indústria de modo geral também poderão ser atendidos pelo Sany SAC9000C8-8.

Marcelo Monteiro destaca que, por se tratar de um lançamento recente, já encomendado por outra locadora (Locar), mas ainda não testado nas condições brasileiras, a Guindastes Tatuapé tomou como base referencial guindastes Sany com capacidades próximas, como os modelos de 800 t, que compartilham diversas características técnicas com o SAC9000C8-8. “Esses equipamentos têm apresentado desempenho confiável e alta performance em projetos desafiadores, segundo informações fornecidas tanto por locadores quanto por clientes que utilizam esses recursos”.
Além disso, lembra ele, para reforçar essa confiança, foram promovidas reuniões técnicas detalhadas da área de engenharia com o corpo técnico da Sany. “Essas interações foram fundamentais para compreender o pleno potencial do equipamento e esclarecer todos os aspectos técnicos e operacionais, permitindo-nos nos preparar adequadamente para sua integração à nossa frota”.
Ele ressalta que equipamentos da marca Sany de menor capacidade já são uma realidade na frota da Tatuapé há algum tempo. “Ao longo dos anos, eles têm demonstrado excelente desempenho operacional, destacando-se pela robustez, confiabilidade e tecnologia avançada incorporada em seus projetos. Associados a um suporte técnico eficiente e ágil, garantindo que qualquer necessidade de atendimento seja prontamente resolvida. Essa experiência prévia nos dá confiança na qualidade e no potencial desse novo modelo”.
O SAC9000C8-8 será entregue, com garantia estendida total de dois anos e pintura personalizada nos padrões da frota. “Além disso”, lembra Monteiro, a tecnologia de movimentação do equipamento já foi totalmente adaptada para cumprir as exigências da legislação de trânsito nacional, garantindo que o transporte em vias públicas ocorra sem qualquer problema ou restrição durante os processos de mobilização e desmobilização.
Outro ponto significativo, diz ele, é que os acessórios do guindaste foram projetados para serem transportados em partes que atendem à legislação vigente, eliminando a necessidade de movimentações classificadas como “especiais”. “Essas customizações garantem não apenas conformidade legal, mas também maior agilidade e eficiência nos processos logísticos”.
Outro ponto importante é que, como está prevista uma atualização de software e sistema operacional em julho de 2025, a Sany se comprometeu a aplicar a mesma ao equipamento sem custos adicionais. “Essa atualização será particularmente relevante, pois incluirá melhorias que permitem o uso de uma lança mais curta em operações industriais, atendendo a demandas que exigem maior capacidade em alturas reduzidas”.