Pouco se sabia sobre nióbio, quando a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) inciou suas atividades há mais de 60 anos, na região de Araxá, em Minas Gerais. Foi, portanto, com pioneirismo, que a empresa desenvolveu a rota tecnológica e os próprios mercados consumidores, tornando-se líder mundial no fornecimento de produtos de níobio – com exportações para mais de 40 países.
Para tanto, foi preciso também muita inovação, buscando sempre melhorias para dar continuidade ao bem sucedido trabalho realizado por gerações anteriores. Na utilização de guindastes, há um caso exemplar nesse sentido. No já distante ano de 1999, a CBMM adquiriu um truck crane com capacidade para 25 t, o modelo TS-250E-1, da Tadano. Na ocasião e até hoje, pois continua em operação, o equipamento respondeu a todas as solicitações de içamento – tanto na manutenção quanto na expedição, dentre outra aplicações.
A atual equipe de Equipamentos da CBMM considera o TS-250E-1 como um importante legado dos seus predecessores e também trabalha no sentido de deixar um marco de sua passagem na história da empresa para as gerações futuras. Esse objetivo foi revelado à equipe Tadano ao final das negociações e durante na entrega técnica, em julho do ano passado, do RT industrial Tadano GR-350XL adquirido pela empresa. A maior expectativa, portanto, é de longevidade, mas não só, evidentemente.
O equipamento atende a uma necessidade de renovação para aumentar a segurança nos içamentos rotineiros na planta de mineração e de processamento de nióbio. A CBMM buscou um guindaste com capacidade superior a 20 t e com dimensões compactas, de modo a atender os espaços restritos na planta. Assim, os principais fatores considerados no processo de aquisição o tamanho do GR-350XL, sua capacidade de içamento, a capacidade de altura de elevação e seus recursos e dispositivos de segurança, visto que as aplicações são muitas e não podem ocorrer acidentes em uma planta de alto desempenho e com alto compromisso com segurança.
O equipamento é mais utilizado nas manutenções diárias, içando bombas, motores elétricos, válvulas, tubulações, estruturas metálicas; e é também utilizado na parada geral de manutenção.Outra aplicação frequente são os içamentos de bolsas com materiais sólidos nos setores de estocagem e tratamento de resíduos sólidos.
Em relação ao velho truck crane, o RT industrial GR-350XL obviamente é um equipamento super moderno (made in japan) com diversos sistemas em favor da segurança. A começar pelo computador que controla diversas funções, como a capacidade de carga, altura, raio, ângulo de inclinação, carga máxima e momento de carga. O equipamento também possui parada lenta no giro e parada lenta na elevação da lança, caso uma carga seja movimentada de uma região/quadrante para outro, sem o devido apoio e a devida capacidade necessária.
Também torna possivel fazer set-up de altura de elevação da lança e do giro do guindaste, configurar a operação de movimento do guindaste para que o mesmo trabalhe dentro de uma área industrial fechada – e o mesmo não bata/atinja teto, paredes ou obstáculos que estão ao redor do guindaste.
O equipamento fornecido pela Tadano à CBMM é o modelo padrão (veja principais especificações abaixo). O fabricante também disponibilizou treinamentos técnicos para reciclagem do conhecimento dos operadores, com ênfase na segurança, e um programa de inspeção de manutenção pela Tadano Brasil, para o segundo ano de utilização do guindaste. (Por Redação Crane Brasil)
Principais especificações
Capacidade | 31.800 kg a 2,4 m (35 ton) |
Lança | 4 seções. 9,7 m – 31 m |
Comprimento total aprox. | 11.245 mm |
Largura total aprox. | 2.620 mm |
Altura total aprox. | 3.535 mm |
Peso bruto do veículo | 27.400 kg |
-eixo dianteiro | 13.830 kg |
-eixo traseiro | 13.570 kg |
Velocidade máx. de percurso | 50 km/h |
Moitão | Capacidade de 31,8 t, com 4 roldanas, gancho giratório e trava de segurança |
Gancho principal | Velocidade variável, com tambor ranhurado acionado por motor hidráulico de pistão axial, com redutor planetário. Controle motorizado para descida e subida de carga
|
GUINCHO AUXILIAR
|
Controlado independentemente do gancho principal |
Contrapeso | Integrado à estrutura de giro do equipamento – 2.380 kg
|
Tanque de combustível | 300 litros |
Motor | Cummins, 6 cilindros, 4 ciclos, turbo e
arrefecimento à água.160 kW {220 HP) e torque máximo de 843 N-m {86 kgf-m} a 1.600 min-1 {rpm} |
Eixos | Tipo flutuante, direcionável e com tração e acionamento com redução planetária |
Tração | Motor traseiro, direção pela esquerda, seleção do tipo de tração por chave manual. 4×2 (dianteira) e 4 x 4 (dianteira e traseira) |
Estabilizadores | Hidráulicos do tipo H. Cada viga e patola é controlada independentemente ou simultaneamente na cabine do operador. As sapatas estão anexadas às patolas eliminando a necessidade de anexá-las e removê-las, ajustando-se à largura do veículo.
|