A Tadano, que já possuía 14,4 % das ações, decidiu no dia 12 de setembro último, assumir o controle acionário da Manitex Internaational. Trata-se de uma holding, baseada em Illinois, nos Estados Unidos, e com fábricas também na Europa, com amplo portfólio e tradição em equipamentos de elevação de cargas – além de uma rede global de fornecedores independentes. A Manitex fabrica guindastes sobre caminhão, plataformas de trabalho aéreo e outros equipamentos de elevação que atendem aos mercados de infraestrutura, indústria pesada e construção em geral.
Segundo comunicado da Tadano o mercado, as razões da aquisição vêm de encontro à estratégia de crescimento do grupo – com o lema: “Alcançando novos patamares”. O valor total da transação é da ordem de US$ 223 milhões, incluindo dívida pendente. Com o processo de fusão, a Manitex se tornará uma subsidiária integral da Tadano.
A transação está prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2025, sujeita à aprovação dos acionistas da Manitex, recebimento de aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento.