A locadora norte-americana Wilkerson Crane Rental, com frota de 19 guindastes, investiu há 10 anos atrás em suportes de patolamento feitos com polímero reforçado. Objetivo era experimentar uma alternativa, de maior segurança e durabilidade em relação aos tapetes de madeira e aço. Optou pelo FiberMax Crane Pads, desenvolvido pela DICA, fornecedora norte-americana de soluções industriais para patolamento.
“Começamos fazer a conversão gradativamente. As esteiras de madeira geralmente duravam cerca de um ano. Com a mudança de tempo, você nunca sabe quando sua pilha de madeira ficará encharcada. E os suportes de polímero são impermeáveis”, diz Jeff Holt, diretor de operações da empresa, sediada em Kansas City.
Outra vantagem, que comprovou o custo-benefício, foi a redução de peso e a economia alcançadas com a FiberMax. Segundo ele, elas garantem força e rigidez, mesmo para o maior de seus guindastes, um Liebherr LTM 1400-7.1, de 500 t. Feitas de FRP (Polímero reforçado com fibra), formam uma peça única, totalmente moldada. Isso otimiza a distribuição direcional de cargas estabilizadoras altamente concentradas.
Sua performance, segundo Holt é equivalente a das tradicionais de aço, mas pesam 60 % menos. “Economizamos uma carga inteira de caminhão toda vez que vamos mover o guindaste”. O LTM 1400-7.1 segue para o local de trabalho com um conjunto FiberMax FM9x6x12 com capacidade nominal máxima de 400.000 libras.