A startup Bobton está colocando em operação a primeira plataforma brasileira de locação e gestão operacional de equipamentos. O marketplace para a oferta e locação de equipamentos conta atualmente com mais de 12 mil opções. Incluindo caminhões, guindastes, retroescavadeiras e plataformas elevatórias num total de quase 30 categorias.
Empresas de mineração, utilities, empreiteiras, estaleiros e setor de petróleo podem usar o Bobton para fazer suas consultas por parâmetros. Ou lançar tomada de preços empregando formulários amigáveis cobrindo todos os requisitos. Como, por exemplo a categoria, o porte dos equipamentos e suas características técnicas. Além de detalhes como inclusão ou não do operador e o número de horas garantidas.
Monitoramento em tempo real
Opcionalmente, o BobTon oferece a instalação nos equipamentos de um pequeno dispositivo de monitoramento remoto. Chamado de BobChip, ele coleta e envia dados de funcionamento e de tempo de uso das máquinas locadas.
Pertencente ao grupo Oben Logística, o lançamento da plataforma acontece 2,8 anos depois de provas de conceito. Realizadas em grandes mineradoras e empresas de transporte e movimentação na categoria de “carga projeto”.
Juntamente com esta “uberização” e consulta guiada de equipamentos, o Bobton inclui uma estrutura digital. Ela permite que empresas locadoras e locatárias façam o acompanhamento em tempo real do ciclo de utilização dos ativos. Desde o processo de contratação até os detalhes sobre o deslocamento até o ponto de utilização sobre o seu uso e desempenho no campo.
Agilidade e redução de custos
“Com poucos cliques pelo menu da plataforma, o usuário consegue comparar preços. E avaliar a capacidade dos fornecedores e obter painéis de acompanhamento baseados em métricas objetivas”, afirma o sócio fundador, Leandro Rabelo.
Do lado dos fornecedores, uma vantagem imediata é a exposição de seus equipamentos e o acesso imediato a demandas de clientes de todos os portes que se inscrevem na plataforma. O outro sócio fundador da Bobton, Alessandro Vivian, avalia que o recurso de seleção regional é especialmente útil para os compradores da área. Já que facilita a identificação de equipamentos mais próximos da obra e, portanto, com custo final mais ajustado.
O Bobton dispõe de recursos de cálculo, planejamento e simulação de mobilização e desmobilização de plantéis. E também uma espécie de serviço de “courier”. A fim de facilitar a troca de documentos e cumprimento de normas na composição de contratos de locação.
Inovação reconhecida no mercado
A Bobton foi selecionada há dois anos para participar da iniciativa de inovação Inovabra (do Bradesco) e do programa de aceleração We Work. No ano passado, a startup foi admitida pelo programa Startup FARM, do Google. E ficou em segundo lugar como indicação de oportunidade para investidores.
A Bobton foi aprovada também como startup residente do sistema de encubação Mining Hub, organizado por grandes mineradoras. E pelo programa de aceleração MIT Hub, do setor de construção civil e imobiliário. Recentemente, a Bobton foi uma das três startups escolhidas como destaque de inovação pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).