A siderúrgica sueca SSAB inaugura um centro de distribuição em Contagem (MG), nesta quinta-feira (26), para atender à demanda de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com 800 m2 de área construída e capacidade para armazenamento de 4 mil t de materiais, o CD tem o objetivo de aprimorar o suporte da empresa aos mercados de mineração e transportes, fortes consumidores de aços de alto desempenho produzidos pela SSAB, como o Hardox, Weldox e Domex.
“A presença deste estoque vai permitir que nossos clientes possam oferecer um custo mais competitivo ao usuário final, pois reduz o leadtime, além de ser possível realizar um planejamento de compras mais flexível, por não ser necessário trazer o material de São Paulo”, diz Luiz Monegatto, gerente geral de vendas para a América do Sul da SSAB. Até então, a SSAB operava no Brasil com um CD em São Paulo e outro em Curitiba. Segundo Monegatto, como a siderúrgica atua no segmento de aços especiais, precisa dispor de estrutura própria de distribuição, além de oferecer assistência técnica aos usuários e pequenos lotes do produto para entrega.
Seus aços de alto desempenho permitem desenvolver materiais de desgaste, mais resistentes à abrasão, além de estruturas mais esbeltas ou com maior capacidade de carga. Eles encontram aplicação em caçambas de caminhões fora de estrada e britagem, no mercado de mineração, bem como em lanças de guindastes e estruturas de semirreboques, no mercado de movimentação de cargas, entre outras. “Este mês, iniciamos a venda do aço Hardox 450 em espessuras de 6 e 8 mm, com larguras abaixo de 1600 mm,um material que proporciona melhor acabamento superficial e planicidade que as chapas usuais de 2500mm”, completa Monegatto.