A maior feira do mundo de máquinas para construção, mineração, veículos e equipamentos para construção civil ocorreu de 7 a 13 de abril no centro de exposições de Munique. Com cerca de 600 mil visitantes de mais de 200 países e 3.601 expositores de 57 nações, a Bauma 2025 se consolidou como uma base sólida e uma plataforma visionária em tempos turbulentos. Stefan Rummel, CEO da Messe München, comemora: “A Bauma é o coração do setor e mais uma vez mostrou como o intercâmbio e os encontros pessoais são cruciais para o progresso e o comércio global. O centro de exposições de Munique emite um forte sinal de confiança para toda a indústria.”
A seguir, algumas das novidades apresentadas para a área de movimentação de cargas:
LIEBHERR
Em um estande com 14.000 m², a Liebherr apresentou mais de 70 equipamentos, incluindo guindastes móveis, de esteira e de torre, com uma série de inovações, em especial pela incorporação de tecnologias sustentáveis e sistemas de assistência avançados. Pavilhões temáticos e o InnovationLab, (demonstrações de identificação de objetos por IA e operações autônomas) ofereceram experiências interativas com tecnologias atuais e futuras.

Como o Liebherr Connect, que já está disponível para praticamente todos os segmentos de produtos. O sistem oferece acesso a soluções e serviços digitais, além de dados extensivos de máquinas e de processos. O que conecta as máquinas Liebherr a diversos produtos e aplicações disponibilizados pela Liebherr no portal do cliente MyLiebherr, em aplicativos móveis e na nuvem. O guindaste móvel LTM 1120-4.2, com controle LICCON3, exposto na Bauma, por exemplo, já vem preparado de fábrica para telemetria e gestão de frotas e — quando combinado com o Liebherr Connect — permitirá que os operadores de guindaste visualizem e avaliem todos os dados relevantes por meio do portal MyLiebherr no futuro.

Outro exemplo de novas tecnologias de acionamento é o guindaste sobre esteiras LR 1300.2 SX. A Liebherr apresentou pela primeira vez o modelo de 300 toneladas na versão unplugged movida a bateria (13 horas de autonomia), com os benefícios de “emissões zero”. O guindaste é alimentado por um motor elétrico de 438 kW, e sua bateria de 392 kWh pode fornecer até 13 horas de operação com uma única carga, dependendo da aplicação.
Já o LTM 1120-4.2, com o sistema de controle LICCON3, está preparado para telemetria e gestão de frotas como padrão. Com o Liebherr Connect, os operadores de guindaste poderão visualizar e analisar todos os dados relevantes via o portal do cliente MyLiebherr. Na Bauma, a Liebherr apresentou também o guindaste torre 61 K da série K, de montagem rápida, agora disponível com o operador inteligente. Pode-se destacar também o Liduro Power Port (LPO), para armazenamento de energia em canteiros sem infraestrutura.
TADANO
Na Bauma 2025, a Tadano apresentou pela primeira vez sua linha global de produtos, refletindo tanto a estratégia de crescimento quanto a bem-sucedida integração das marcas adquiridas ao portfólio. Além da aquisição da Nagano Industries, a compra da Manitex International — uma fornecedora líder de guindastes montados em caminhões — juntamente com suas marcas PM (guindastes articulados), Oil & Steel (plataformas aéreas), Valla (guindastes pick-and-carry e guindastes elétricos de pequeno porte), o grupo fortalece ainda mais seu portfólio. PM, Oil & Steel e Valla apresentaram uma seleção de seus produtos em um estande dedicado na Bauma. Outra aquisição recente diz respeito à IHI Transport Machinery, subsidiária de guindastes e transporte de materiais da IHI Corporation. Além de guindastes portuários e para estaleiros, seu portfólio inclui grandes guindastes com lança basculante para construções verticais, além de guindastes portuários e offshore, guindastes para turbinas eólicas e guindastes flutuantes.

A Tadano pretende atingir emissões líquidas zero até 2050. Com esse objetivo, segue expandindo suas soluções para operações de guindastes ambientalmente responsáveis. Isso inclui o lançamento global dos guindastes para terrenos acidentados totalmente eletrificados da linha EVOLT, iniciado no Japão em 2023 e na América do Norte em 2024. Outros marcos rumo ao portfólio descarbonizado incluem o e-PACK, plataformas aéreas elétricas, guindastes híbridos e guindastes para turbinas eólicas offshore. Na exposição foi apresentado o eGR-1000XLL-1, assim como novos modelos de guindastes híbridos AC que combinam mobilidade a diesel com operação de guindaste eletrificada. Durante a feira, a MPM – Mantención, Projetos e Montagens, uma das principais fornecedoras de soluções em guindastes e elevação no Chile, recebeu as chaves do Tadano EVOLT eGR-1000XLL-1. Esse marco posiciona a MPM como o primeiro cliente da região Pan-Americana a investir na inovadora tecnologia de elevação livre de emissões da linha EVOLT.

Nos serviços digitais, além da ferramenta baseada em inteligência artificial “Hey Tadano”, os usuários puderam conhecer o app Tadano Pro, com acesso a informações completas sobre os guindastes Tadano, incluindo fichas técnicas, catálogos e apresentações e outro aplicativo, para proprietários de veículos elétricos, o EVOLT app. Outro serviço é a plataforma Tadano e-Service, que simplifica o acesso a diversos serviços da Tadano por meio de uma única conta: clientes podem utilizar ferramentas como o LiftAPI para cálculos de desempenho, HELLO-NET para telemetria e o portal myTadano.
MANITOWOC
A Manitowoc lançou dois novos guindastes Grove todo-terreno híbridos (GMK5150XLe, GMK5150L-1e). Os novos modelos são baseados nos guindastes GMK5150L-1 e GMK5150XL, ambos com capacidade de 150 t, agora equipados com uma superestrutura totalmente eletrificada, proporcionando operações de elevação mais eficientes, silenciosas e ecologicamente corretas. O GMK5150L-1e apresenta uma lança principal de 60 m, enquanto o GMK5150L-1e tem uma lança de 68,7 m. Ambos os modelos têm exatamente os mesmos gráficos de carga que as versões a diesel regulares e a maioria dos componentes, incluindo o sistema de controle CCS com configurador de lança e a configuração de estabilizador variável MAXbase. Eles podem deslocar-se até o local de trabalho usando combustível HVO para alimentar o eficiente motor Mercedes-Benz e reduzir as emissões de carbono em até 90 por cento enquanto carregam as baterias simultaneamente. Então, eles podem configurar e usar eletricidade limpa para lidar com as tarefas de elevação.

Outros novos equipamentos foram apresentados, como o Grove Hydraulic Crawler (GHC), de 150 t, e o guindaste de torre MCH 125 com capacidade máxima de 6 t, com a tecnologia hidráulica VVH (Vertical Variable Hoisting) da Potain para movimentos verticais do jib, eliminando a necessidade de cabos de aço. Além da grua de lança móvel Potain MR 309. A Manitowoc, no entanto, deu grande prioridade em Bauma para a apresentação de suas novas soluções de pós-venda. A começar pela plataforma Grove CONNECT™ para guindastes todo-terreno que, inclusive, já está sendo testada em um locador do Rio Grande do Sul. O sistema de telemetria Grove CONNECT™ permite visualizar todas as funções em tempo real. Outras novidades são o novo programa de Cobertura de Serviço Estendida (ESC), e os kits de lubrificação lançados recentemente na América do Norte.

Na Bauma 2025, as gigantes chinesas Sany, Zoomlion e XCMG apresentaram uma série de inovações focadas em sustentabilidade, digitalização e máquinas de alta eficiência.
SANY
Em comum, os guindastes Sany na Bauma 2025 avançam no rumo da descarbonização (hidrogênio, elétricos e híbridos), automação (operação autônoma e controle remoto via 5G) e conectividade (integração com Sany Cloud para gestão inteligente de frotas). Em suas linhas para elevação de cargas, a Sany apresentou o modelo sobre esteiras SAC24000H (2.400 t). Primeiro guindaste de grande porte movido a célula de combustível de hidrogênio, com zero emissões.
Outros modelos com combustíveis alternativos foram o guindaste telescópico elétrico STC600E (60 t), que utiliza bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP), com autonomia para 8h de trabalho contínuo, que tem embarcado o Sistema Smart Load para otimização de carga em tempo real. Também foram destacados os o guindaste de esteiras híbrido (diesel + elétrico) SCC15000A (1.500 t) e o guindaste sobre caminhão autônomo SRT550 (55 t) – com a plataforma Sany Telematics para monitoramento remoto e manutenção preditiva. Já o STC800T (80 t), guindaste telescópico multiuso, caracteriza-se pelo design modular para montagem rápida e a compatibilidade com biocombustíveis e diesel renovável.
XCMG
Na Bauma 2025, a XCMG apresentou uma linha inovadora de guindastes, com foco em tecnologia verde, automação e conectividade avançada. Os principais modelos apresentados foram os seguintes. XCA1800 (1.800 t), sobre pneus, primeiro guindaste totalmente elétrico da marca para projetos eólicos. Utiliza baterias de lítio com recarga ultrarrápida (80% em 40 minutos). E conta com Sistema “Smart Lifting” com IA para cálculo automático de carga e vento. XCT80_EV (80 t), guindaste sobre caminhão 100% elétrico, com autonomia de 12 horas em modo eco e plataforma XCMG 5G Remote Control para operação remota. XLC16000 (1.600 t), modelo sobre esteiras híbrido (diesel + elétrico), com “Auto-Balance” (ajuste automático de estabilidade em terrenos irregulares). Outros modelos apresentados foram o XGT15000-600S (600 t) para montagem de turbinas offshore e o XCA2600 (2.600 t), com célula de combustível de hidrogênio verde (zero CO₂) e “Eco Mode” que reduz o consumo em 25%.
ZOOMLION

O grande destaque da Zoomlion foi o modelo ZAT24000H (2.400 t), all terrain e o primeiro guindaste de grande porte com célula de combustível de hidrogênio, com autonomia para 48 horas de operação contínua. A opção 100% elétrica foi o guindaste sobre caminhão ZCC5200EV (200 t), com bateria de fosfato de ferro-lítio com recarga em 1 hora, controle remoto 5G com visão 360° em tempo real e plataforma Zoomlion AI Lift para cálculo automático de carga. Dentre os híbridos, o modelo foi ZLC2500 (2.500 t), sobre esteiras, sistema Dual-Power (elétrico/diesel) para redução de 40% nas emissões e “Auto-Setup” para montagem automática em 30 minutos.
Pode-se mencionar também o guindaste torre ZT180J (180 t), para parques eólicos, com braço telescópico inteligente para montagem rápida de turbinas e Sistema “Wind-Resistant” para operação segura em ventos de até 15 m/s. E o modelo articulado autônomo ZAC4000 (400 t), com operação sem motorista com navegação LiDAR e plataforma Zoomlion Smart Site para integração com canteiros inteligentes.
TEREX

A Terex participou de Bauma com seu distribuidor TecnoGru. Na feira, foi lançado o modelo TRT 50, um novo equipamento que faz parte da família de produtos TRT, que contam com uma alta intercambialidade de componentes com toda a linha. O TRT 50 tem uma capacidade nominal de 50 t (55 USt) em raio de trabalho de 2,5 m com as principais características: comprimento máximo de lança principal de 37,4 m; altura máxima de ponta de 47,8 m; altura máxima de gancho de 37,5 m; quatro modos de direção; cabine inclinável; dimensões compactas; IdeaLift (patolamento assimétrico), motorização Cummins e transmissão ZF.