SOLUÇÃO CONSOLIDADA NA VERTICALIZAÇÃO DE PIPE RACKS

SOLUÇÃO CONSOLIDADA NA VERTICALIZAÇÃO DE PIPE RACKS

A Montcalm Montagens Industriais realizou neste ano a verticalização de mais dois pipe racks nas instalações da Hydro, em Barcarena (PA). Com a experiência e a expertise obtida em duas operações semelhantes realizadas em 2023, houve condições de reduzir ainda mais o tempo de execução da operação e minimizar as interferências. O escopo da Montcalm incluiu também a montagem na fábrica e o transporte especial até o cliente final. Toda a operação envolvendo o pipe rack com peso de 24 t seguiu a metodologia “Advanced Work Packaging” (AWP), e o uso de dois guindastes em sua verticalização.

“Essa abordagem nos permitiu ganhar em agilidade e reduzir o uso de materiais de andaime, que totalizavam cerca de 10 toneladas. Além disso, evitamos horas-homem de montagem e desmontagem, resultando em uma redução de quase 30 dias no cronograma”, diz Wikson Mota, gerente da Montcalm na obra. Segundo ele, o sucesso do içamento do pipe rack vertical foi possível devido à meticulosa implementação do processo de planejamento baseado em riscos (PBR).

“O processo de APR e PT, envolve as etapas de pré-planejamento, planejamento, programação e execução de uma determinada tarefa (Içamento do Pipe Rack Vertical), através do conhecimento prévio dos riscos e definições dos controles, juntamente com a equipe multidisciplinar visando proteger os executantes das tarefas que possuam risco moderado ou inaceitável bem como alocação de recursos necessários à sua execução”.

Transporte Especial

O ponto inicial de despacho da carga foi o da empresa REGAF, referência na fabricação das peças de estruturas metálicas. Daí, até o seu destino, o trajeto total foi de 7,8 km. A carga, com 30 metros de comprimento e 4,20 metros de largura, foi transportada por carreta prancha com expansão de até 30 metros, com tração por cavalo-mecânico (6×4). O transporte teve o apoio de duas viaturas de Segurança Pública para e duas motos para bloqueio das vias e duas viaturas da Montcalm. Os transportes ocorreram sempre de madrugada, a partir das 00:30. As equipes dormiam em frente à fábrica, que fechava a portaria às 18:00 e reabria às 07:00. As manobras só podiam ser realizadas após as 09:30, devido ao fluxo de pessoas e ônibus operacionais dentro da refinaria.

Antes da operação, foram realizadas simulações para mitigar todos os riscos da operação, do trajeto inicial até a portaria e dentro da refinaria, testando todos os equipamentos, guindastes e carretas, avaliando o posicionamento e as possíveis interferências em cada etapa das manobras. Isso incluiu a retirada de placas dentro da refinaria e a colocação de chapas metálicas. De acordo com Wikson Mota, o maior desafio foi o transporte por uma via pública movimentada pelas cargas das fábricas da Albras e Porto. “Esse foi um ponto crítico em nossas reuniões de planejamento. Para garantir a segurança, acionamos a polícia local para dar o apoio necessário ao transporte dessa carga especial”. A velocidade média do transporte foi de 15 km/h.

icamento pipe racks

Verticalização da carga

A fase decisiva da operação foi precedida de Plano de Rigging, Análise de riscos, Permissão de trabalho e Check list dos equipamentos e acessórios. Foram dimensionados e utilizados no içamento a 28 m:  balancim, munhão de içamento, cintas (10 ton), manilhas (12 ton) e cabo de aço (11,8 ton). Com a opção de andaimes, já descarta por conta dos custos e perda de agilidade, e a da mobilização de um guindaste de grande porte (por falta de espaço e custo muito alto para essa operação), a solução proposta pela Montcalm (já utilizada na verticalização dos três outros pipe racks), foi o uso sincronizado de dois guindastes.

Foram utilizados um guindaste Zoomlion de 85 toneladas, responsável pelo içamento da base do pipe rack vertical (com peso de 17.400 toneladas) com um fator de segurança de 73%, e um guindaste Sanny de 130 toneladas, com um fator de segurança de 76%. Este último utilizado para o travamento da peça com auxílio do balancim (pesando 24.400 toneladas) para o posicionamento dela no costado do tanque.

O movimento de rotação foi realizado apenas após a verticalização completa do pipe rack pelo guindaste de 130 toneladas e, consequentemente, o seu posicionamento e travamento nos suportes do costado. O tempo total do içamento foi de 30 minutos – exatamente a metade dos primeiros içamentos de pipe racks realizados pela Montcalm na refinaria. Além do gerente de obra, Wikson Mota, a equipe de liderança também contou com Bruno Farias, coordenador de montagem e Antonio Washington, engenheiro de segurança do trabalho

 

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