Um sistema implantado pelo Departamento de Transportes de Illinois (IDOT) promete revolucionar a forma como são expedidas nos Estados Unidos as licenças para movimentação de cargas indivisíveis de grande porte, o equivalente à AET (Autorização Especial de Trânsito) prevista pela legislação brasileira. Trata-se do ITAP (Illinois Transportation Automated Permitted), que automatizou o processo, permitindo que o pedido seja realizado por formulário via web e o pagamento das tarifas seja com cartão de crédito, transferência eletrônica de fundos e outros mecanismos on-line.
O ITAP entrou em operação em janeiro deste ano com o objetivo de reduzir burocracias, e tornar mais rápida a liberação das licenças para transporte de cargas indivisíveis. Segundo Geno Koehler, do IDOT, o órgão expede anualmente cerca de 250 mil autorizações especiais, o que exige um robusto sistema de processamento de dados, com a mobilização de muitas pessoas para revisar os processos e arquivar essas licenças. “A vantagem do novo modelo é que ele é suportado por tecnologia GIS (Sistema de Informações Geográficas), que seleciona as rotas ideais com base nos dados introduzidos pelo transportador sobre a origem e destino da carga, bem como suas dimensões, peso e outras informações”, diz ele.
O sistema GIS cruza as informações com a base de dados da infraestrutura viária, conferindo automaticamente sua capacidade em suportar a operação e a necessidade de remanejamento de interferências. Com isso, os profissionais do Departamento de Transportes podem se dedicar melhor à revisão do processo para confirmar a precisão das informações prestadas no pedido, como sua conformidade com a legislação de transporte. Outra vantagem é que o sistema automatiza a comunicação com as autoridades locais e coloca o transportador em contato com eles, para a melhor gestão da operação.
Além dos benefícios para a administração pública, o sistema proporciona ganhos ao setor de transporte, reduzindo burocracias e prazos para a obtenção dessas licenças especiais. No Brasil, por exemplo, esse processo pode se estender por mais de 30 dias, envolvendo não apenas os Departamentos de Estradas de Rodagem (DER) de cada estado, mas também as concessionárias privadas e administrações municipais.