Para atender um contrato com o grupo Elizabeth, maior fabricante de porcelanato do país e de materiais cerâmicos do Nordeste, a Makro já iniciou a operação dos equipamentos que irá utilizar nas obras da fábrica de cimentos da empresa, localizada em Alhandra (PA). Além de um guindaste Liebherr LTM 1500-8.1, de 500 t de capacidade de carga, ela mobilizará outros modelos de 30 a 220 t, para a movimentação das peças utilizadas na montagem da chaminé e dos transportadores dessa unidade industrial.
Como as cargas movimentadas chegam a 90 t e serão içadas a alturas de até 125 m, em raio máximo de 38 m, a Makro precisou desenvolver cuidadosos estudos de rigging. Além da proximidade de outras edificações, a operação precisará se desenvolver em áreas próximas a construções no subsolo, o que impõe limitações ao patolamento dos guindastes e à movimentação das cargas.
Devido à complexidade geométrica das cargas, a empresa realizou análises de esforços entre a lingada, olhais e estruturas, empregando ferramentas CAD/CAE no desenvolvimento dos cálculos e simulações. Esses estudos tiveram a finalidade de definir o tipo de material de içamento a ser utilizado, bem como os ângulos da lingada e o posicionamento dos olhais nas estruturas, contribuindo para a eficácia e segurança de todas as operações.