SCANIA FLEXIBILIZA A PRODUÇÃO PARA AGILIZAR ENTREGAS

Batizado de High Service Level (HSL), o sistema implantado na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP), desde fevereiro último, está permitindo à empresa maior flexibilidade em sua linha de montagem. Com isso, ela consegue atender mais rapidamente as demandas específicas de cada pedido, como configurações do chassi, distâncias de entreeixos e outros, conforme explica Fábio Castello, responsável pela logística da Scania na América Latina.

“Havia um volume máximo de pedidos de produção preestabelecido, que limitava as demandas fora do previsto. Com o HSL, a produção é sob demanda, mas pode ser ajustada de acordo com as prioridades e complexidades até a chegada do produto ao cliente”, diz Castello. O conceito permite reduzir o tempo de espera entre uma operação e outra no processo produtivo, agilizando o atendimento dos clientes.

“O benefício imediato é o aumento da precisão no planejamento e na eficiência do processo, que resulta em menor tempo de entrega e implica também a melhor utilização de recursos”, explica Bruna Fecchio, coordenadora do projeto na Scania. O HSL nasceu na Suécia e foi aperfeiçoado no Brasil por um grupo multidisciplinar, que mapeou os possíveis gargalos no caminho desde o pedido até a entrega.

Esse trabalho envolveu uma interação entre equipes dos próprios concessionários, das áreas de logística, de produção e planejamento, que trabalharam juntas. Para que o sistema funcione, diariamente são avaliadas as prioridades com enfoque na organização do fluxo da linha de produção, o que resulta em ganhos de tempo no atendimento aos clientes e maior produtividade na fábrica.

 

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