SCANIA CAMINHÃO 8X4 TELEOPERADO PARA MINERAÇÃO

SCANIA CAMINHÃO 8X4 TELEOPERADO PARA MINERAÇÃO

Há pelo menos cinco anos, caminhões controlados à distância, teleoperados ou semiautônomos, como se diz, não são novidades na mineração brasileira. No entando, o recém lançado Scania G 500 8×4 XT, operado a partir de uma cabine externa, abre novas possibilidades, principalmente em locais críticos do ponto de vista da segurança operacional. A começar pela capacidade de carga (de 40 a 45 t líquidas) oferecida pela configuração 8×4 (algo realmente novo, considerando-se que até agora só estavam disponíveis modelos teleoperados com tração 6×2 e, portanto, com capacidade menor).

Scania teleoperado

O modelo Scania G 500 8×4 XT, chega ao mercado para atender uma demanda específica da mineradora Vale, que solicitou a um prestador de serviços (a Fidens, de Minas Gerais) uma solução de maior produtividade para o transporte de material das barragens de rejeitos a montante que estão sendo descaracterizadas. O ponto de partida, a referência principal até então, eram os teleoperados 6×2 e, em menor escala, dado os protocolos de segurança requeridos, os articulados – lembrando que caminhões rígidos não tem a flexibilidade operacional necessária nesse tipo de operação, em que a carga não é transportada de um ponto a outro, mas de vários pontos a um local definido.

Proposto o desafio, a Fidens procurou a Scania e estabeleceu-se uma parceria que acabou envolvendo também, além da Itaipu, concessionária da marca, a Hexagon (grupo líder em tecnologia para a indústria automotiva). Foi daí, dessas expertises reunidas, que surgiu o novo modelo, já plenamente operacional e demonstrado em condições simuladas de trabalho, no final de junho, nas instalações da Fidens, em Minas Gerais.

Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens
Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens

Um aspecto a destacar foi a grande liberdade dada pela Scania para a Hexagon, que teve total acesso aos sistemas do caminhão para integrar sua tecnologia (solução TeleOp) de adaptação, bem como a instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando (ou cockpit). Isso resolveu um dos aspectos críticos em veículos operados remotamente. “A solução da Scania e da Hexagon tem uma comunicação mais direta e rápida com o sistema de direção do caminhão. O que diminui o tempo de resposta para o caminhão não perder nenhum sinal de comando, pois cada segundo de demora representa perda de produtividade”, explica Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens. Ele estima entre 20 e 30% o ganho de produtividade com o 8×4 teleoperado na operação.

Segundo ele, outro diferencial do produto é sair de fábrica com garantia e homologação da Scania. O que não é menos importante dadas as condições severas de trabalho. O Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper teleoperado é igual ao mesmo modelo convencional que sai da linha de produção. Tem suspensão dianteira com capacidade de 22 t, 38 t na suspensão traseira, desenvolve torque de 2.550Nm, a caixa de câmbio é a Opticruise GRSO935R, e conta com eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm.

Ou seja, não houve perda das características de resistência e robustez para a operação offroad. O veículo pode, inclusive, operar de forma tradicional com motorista a qualquer momento. Nesse novo projeto, as alterações concentraram-se na coluna de direção com volante de ângulo ajustável, nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistido para o segmento e sistema de direção teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon. Outras providências necessárias foram a preparação e instalação do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, definição do local ideal para a instalação do suporte de antenas e câmeras, e, por fim, a preparação nos sistemas de freios e elétricos.

scania teleoperado

Para que as mesmas operações feitas hoje por caminhões 6×4 pudessem ser feitas por modelos 8×4, uma preocupação que permeou todas as discussões em torno do projeto – e que foi resolvida, segundo Thiago Frauches – era que eles imprimissem a mesma pressão no solo. Um indicador crítico, já que nesse tipo de estrutura os diques de contenção se apoiam sobre o próprio rejeito ou sedimento previamente lançado e depositado, tornando o montante suscetível a infiltrações de água e eventuais rompimentos.

O controle remoto do caminhão é feito por uma cadeira de comando (um cockpit que se assemelha a um simulador de direção), com câmeras e sistemas de telemetria para a total condução do veículo a quilômetros de distância. No caminhão, diversas outras câmeras e sensores ajudam o operador a fazer curvas, carregamento, descarregamento e demais ordens da direção comum no dia a dia do trabalho na mineração. “O controle do caminhão é bem simples e transmite ao condutor toda a segurança e informações necessárias para a operação”, salienta Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações de Oferta de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

“A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme, além de outras aplicações com controle à distância. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação. O competente apoio da estrutura da Casa Scania Itaipu para suportar a Fidens será essencial”, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “O G 500 8×4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora”.

 

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