No final do ano passado, a Liebherr revelou em evento on-line, transmitido globalmente, o novo design de sua nova geração de equipamentos – onde o amarelo tradicional da marca ganha detalhes em preto, cinza e branco. Na ocasião, também lançou três novas máquinas, para fundações profundas, manuseio de materiais e içamento de cargas.
O maior destaque, pela inovação que representa, foi o LR 1250.1, para 250t, da linha unplugged, o primeiro guindaste sobre esteiras movido a bateria no mundo, junto com a versão para 200 t, o LR 1200.1. Mas também não se pode deixar em segundo plano o lançamento do HS 8070.1, para 70 t, o mais recente modelo da nova geração Heavy-Duty. E a terceira novidade apresentada: a perfuratriz e bate-estaca compacta modelo LRB 23, que preenche uma lacuna entre a LRB 16 e a comprovada LRB 355.
No Brasil, a Liebherr tem uma área específica para guindastes sobre esteiras com capacidade de até 300 t, o que inclui: guindastes convencionais, para elevação de cargas pesadas e guindastes “heavy duty cycle” (HD), para aplicações severas. Essa área, desde janeiro de 2015, está sob responsabilidade de Gustavo Cintra. Engenheiro mecânico, com MBA em Gestão empresarial, o executivo de vendas está na Liebherr desde 2007 e conhece bem a demanda e a necessidade dos usuários desse tipo de equipamento.
Crane Brasil: Você poderia comentar as mais importantes novidades em sua área anunciadas na Premiere de dezembro de 2020?
Gustavo Cintra: O modelo LR 1250.1 Unplugged é uma grande contribuição da Liebherr para o futuro do nosso planeta. Atualmente, em todo o mundo, ações urbanas buscam a redução da emissão de gases, riscos climáticos, além da promoção de saúde e bem-estar à população. Emissão zero, baixo nível de ruídos e custo com energia são fatores cada vez mais valorizados pelos clientes e sociedade. Estamos certos de que estamos caminhando para o futuro.
Crane Brasil: E os dois outros equipamentos?
Gustavo Cintra: O lançamento do novo HS 8070.1, com as diversas melhorias implementadas, reforça a boa reputação do seu predecessor, trazendo ainda mais vantagens aos nossos clientes. O sistema modular de contrapesos é ideal, pois permite uma grande variedade de aplicações. Já com a nova perfuratriz e bate-estacas LRB 23, a Liebherr oferece ao mercado equipamento de porte intermediário à série de equipamentos LRB , com motor impressionante de 600 kW e assim fornece a capacidade necessária para todos os trabalhos comuns de fundação profunda, como perfuração Kelly, dupla rotação, equipamento de deslocamento total e hélice contínua, bem como soil mixing e aplicações com um vibrador ou martelo hidráulico, complementando, assim, o seu portfólio de sucesso.
Crane Brasil: Quais s principais aplicações da linha de guindastes Liebherr para até 300 t que está sob responsabilidade?
Gustavo Cintra: Os guindastes convencionais, para elevação de cargas pesadas, possuem uma ampla área de aplicação: Construção civil (especialmente em trabalhos com elementos estruturais metálicos e pré-moldados de concreto); Indústria (movimentação de componentes para manutenção e instalação de sistemas industriais); Portos (movimentação de carga portuária); Parques eólicos (montagem e manutenção de torres eólicas); e Fundação profunda (equipamento de apoio para execução de estacas)
Já os guindastes HD, além da movimentação de cargas pesadas, podem ser equipados com diversos tipos implementos, especialmente para aplicação em projetos de fundação profunda (parede diafragma, cravação, perfuração e compactação do solo) e manipulação de materiais (dragagem, escavação, derrocamento, boleamento – drop ball e demolição).
Diferenças entre os guindastes convencionais e os da linha HD
Crane Brasil: Quais os guindastes dessa linha que atendem tanto o mercado de fundações quanto o de elevação de cargas? São equipamentos com grande disponibilidade de acessórios e, por isso, multifuncionais?
Gustavo Cintra: Tanto os guindastes sobre esteiras convencionais quanto os guindastes sobre esteiras HD podem atender ambos os mercados, em situações planejadas. No entanto, devido às características específicas de projeto de cada uma dessas linhas de equipamento, de maneira geral, os guindastes HD são mais indicados para o mercado de fundação, assim como os guindastes convencionais são mais indicados para o mercado de elevação de carga.
Crane Brasil: Quando se fala em “duty cycle crawler cranes”, significa que as operações para as quais esses equipamentos foram a dimensionadas são mais severas do que as elevações típicas de elevação de cargas? Mais severas em que sentido? Condições operacionais? Regime de horas de trabalho? Solicitação maior do equipamento?
Gustavo Cintra: Sim. Os guindastes sobre esteiras HD (heavy duty cycle) são projetados e fabricados para atender operações mais severas. Além de movimentar cargas pesadas, tais máquinas têm capacidade para suportar grandes esforços dinâmicos, em regimes de trabalho intensos e com ciclos de trabalho contínuos, fazendo tudo isso de maneira mais eficiente, segura, e sem comprometer a sua disponibilidade e vida útil.
Crane Brasil: Em termos de tecnologia, o que caracteriza e diferencia os equipamentos para fundações dos guindastes da linha Liebherr?
Gustavo Cintra: Em termos de tecnologia, encontramos muitas similaridades, em diversos aspectos: recursos de segurança, sistema de automontagem, ergonomia, softwares, sistemas de controle, além é claro, da intercambialidade de componentes. Comparado com os guindastes para elevação de carga, os guindastes para fundação (assim como toda linha de guindastes sobre esteiras HD) possuem sua parte estrutural mais pesada e robusta, motorização, guinchos e mecanismos de acionamento mais potentes, e recursos adicionais que permitem a utilização de diversos acessórios e ferramentas para realizar trabalhos de fundação com mais segurança, eficiência e economia.
Por sua vez, os guindastes para elevação de cargas possuem maiores possibilidades de configuração de lança e opção de recursos especiais de contrapeso, podendo assim, atingir maiores alturas e alcances de trabalho. A estrutura mais leve da sua lança contribui para um melhor aproveitamento das capacidades de içamento em diferentes raios de trabalho. (Por Redação Crane Brasil)
Foto (destaque): HS 8100 HD implementada com a garra para parede diafragma, para fundação
Leia também:
Três novas máquinas Liebherr, incluindo guindaste para 250 t movido a bateria