Contratada pela Jacobs Engineering, a Mammoet completou a realocação da planta de metanol Methanex Geismar 2, de Punta Arenas, no Chile, para Geismar, na Louisiana, Estados Unidos. As cidades ficam a mais de 8770 km de distância. A decisão havia sido tomada pela Methanex em 2013.
Em comparação com a construção de uma nova unidade, a transferência representa custos menores e mais agilidade. A Mammoet realizou a modularização da planta, garantindo a compatibilidade com seus equipamentos e preparando os módulos para cruzar toda a América. Ao todo, os transportes pesados e os içamentos foram responsáveis por componentes com pesos combinados de mais de 180 mil t.
O grande desafio da obra se deu no Estreito de Magalhães, uma via traiçoeira, conhecida pelas fortes correntes e tempestades repentinas. Outra adversidade surgiu na descarga dos componentes, já no estado da Louisiana. A Mammoet precisou projetar uma ponte para atravessar o Rio Mississippi no local correto.
A Methanex é a maior produtora e fornecedora de metanol do mundo. Em 24 de janeiro de 2015, sua planta Geismar 1 atingiu a marca de um milhão de toneladas. As expectativas da empresa são de alcançar a mesma quantidade produzida na planta Geismar 2 até o final do primeiro trimestre de 2016.