A PT LV Logistics estabeleceu um novo recorde doméstico para a indústria de transporte pesado da Indonésia. Na entrega de componentes da planta RFCC para a refinaria de Balikpapan, em Kalimantan Oriental, o volume total superou a 24.500 m³. Foram utilizadas três combinações de transportadores autopropulsados Goldhofer PST/SL.
As cargas incluíam um desengate/stripper pesando 1.031 toneladas e medindo 37,8 x 12,3 x 13,8 m, e dois regeneradores pesando 1.357 toneladas (onde foi estabelecido o recorde de transporte) e 1.003 toneladas, e medindo 28,9 x 17 x 16,1 m e 33,6 x 14,1 x 15,2 m, respectivamente. A composição de transporte – com um peso total de 1.597 toneladas, um comprimento total de 34 m e uma largura de mais de 11 m – teve que superar várias curvas de 90 graus dentro da refinaria.
O plano diretor de desenvolvimento de refinarias do governo indonésio tem um orçamento de cerca de US$ 17 bilhões. O investimento está destinado à modernização das cinco maiores refinarias de petróleo do país, de acordo com os mais recentes padrões ambientais. Uma delas é a Refinaria Balikpapan em Kalimantan Oriental em Bornéu.
Um item principal na modernização da refinaria envolveu o fornecimento de componentes e equipamentos da planta para craqueamento catalítico de fluido residual (RFCC), que emprega o craqueamento catalítico para processar petróleo bruto com os mais altos padrões ambientais em óleo de alta qualidade para a produção de gasolina e diesel combustíveis. Para poder dar conta desses processos na refinaria de Balikpapan, a petrolífera estatal indonésia PT Pertamina encomendou os componentes necessários para a planta à empresa coreana Hyundai Heavy Industries.
Eles foram carregados no navio de carga pesada coreano Hanjin Leader e enviados para o porto de Balikpapan. A partir daí, foram recebidos pela PT LV Logistics da Indonésia e transportados por via terrestre para a refinaria numa distância de três quilómetros.
Módulos autopropelidos PST/SL em ação
Confrontada com cargas de tal tamanho e peso, a PT LV Logistics da Indonésia recorreu às soluções de transporte fornecidas pela Goldhofer AG. Para lidar com cargas tão extremas, foi tomada a decisão de usar três módulos autopropelidos Goldhofer PST/SL combinados com módulos THP/SL com 20 linhas de eixo cada. Os transportadores autopropelidos PST/SL com direção mecânica são projetados especialmente para esse tipo de trabalho pesado, com cargas por eixo de até 45 toneladas e força motriz de até 160 kN por linha de eixo. Com um curso de suspensão de 600 mm, a combinação para serviço pesado pode ser acionada completamente sob a carga e recolhida hidraulicamente.
Essa solução representou em grande economia em termos de tempo e dinheiro, por um lado, porque as cargas podem ser recolhidas sem o uso de um guindaste. Além disso, os módulos Goldhofer PST/SL podem ser combinados com outros módulos pesados rebocados e autopropelidos do portfólio Goldhofer. Isso garante longos anos de trabalho econômico, bem como a opção de aumentar a frota em pouco tempo alugando os veículos relevantes.
Graças ao uso de equipamentos Goldhofer, todo o projeto – incluindo o transporte dos regeneradores com peso de até 1.357 t – foi concluído em apenas cinco dias.
Foto no destaque: O regenerador de 1.357 t em sua jornada em linhas de eixo 3×20 PST/SL