QUE TAL? 120 T EM UM GUINDASTE DE QUATRO EIXOS

QUE TAL? 120 T EM UM GUINDASTE DE QUATRO EIXOS

Hoje em dia, é bastante comum que guindastes sejam adquiridos com destino certo, contrato assinado, e, muitas vezes, sigam direto para a obra. Com a Guindastes Tatuapé aconteceu algo um pouco diferente. Ao chegar ao Brasil, no início de dezembro, a primeira das duas unidades Liebherr LTM 1120-4.1 realizou quatro atividades, antes de chegar à sede da empresa em São Paulo (SP). O mais recente investimento da empresa, portanto, não atenderá inicialmente a um único cliente, mas vários, em razão de sua grande flexibilidade operacional.

Trata-se, realmente, de uma inovação em nível mundial. Apresentado pela Liebherr, ainda como protótipo, em Las Vegas (EUA), na Conexpo 2020, o guindaste LTM 1120-4.1, um AT, com quatro eixos direcionais, capacidade para 120 t e lança telescópica de 66 metros, só começou a ser entregue para usuários na própria Alemanha entre fevereiro e março de 2021.

LTM 1120-4
O LTM 1120-4.1, em uma de suas quatro operações, antes de chegar à sede da locadora

Com 48 t de PBT (12 t por eixo) e compacto, o equipamento tem a mobilidade de um caminhão. O grande alcance – ainda maior com a extensão treliçada e o jib dobrável duplo – aliado aos mais recentes recursos embarcados nos guindastes Liebherr, em particular, o VarioBase e o Vário Ballast – tornam o equipamento ideal para múltiplas aplicações, tanto no mercado “spot” como na locação mensal, com baixos custos de mobilização – seja em operações urbanas ou qualquer outro projeto, ainda que com área de trabalho restrita.

O LTM 1120-4.1 foi projetado pela Liebherr para realizar trabalhos que normalmente exigiriam um guindaste de 5 eixos. “O grande resultado logístico está ligado a uma clara redução no “tamanho” do guindaste (corpo), o que propicia maior agilidade e menor custo nas movimentações”, explica Denys Garzon Rodrigues, diretor comercial da Guindastes Tatuapé.

denys garzon
Denys Garzon Rodrigues

Sua perspectiva é de uma redução de custos da ordem de 20%. “Teremos, sem dúvida, uma redução muito significativa nos custos operacionais. Isso vai nos colocar na vanguarda e bem à frente dos concorrentes, pois teremos mais tecnologia com menor custo, vantagem para quem vende e para quem compra os serviços”.

Não vai ocorrer mudança nos recursos (veículos transportadores) para a mobilização deste guindaste. Por outro lado, lembra ele, haverá economia com um par de pneus do eixo que não existe, e também com toda a estrutura que não está presente para majorar o peso do guindaste quando em trânsito – o que, consequentemente, aumentaria o consumo de combustível no deslocamento.

Outros fatores de economia, diz Denys Garzon Rodrigues, são as licenças de trânsito, que serão emitidas de acordo com a legislação vigente, porém o PBT total menor reduz os custos com pedágios. “Acreditamos também que, com a redução do comprimento total do guindaste, teremos acesso favorecido em locais confinados com muito menos esforço”.

ltm-1120-4.1

Segundo ele, a mobilidade é mesmo um fator chave no LTM 1120-4.1. Com todos os seus recursos, o guindaste poderá circular pelos grandes centros e rodovias como um “caminhão”. Será necessário tirar somente a licença “anual” por possuir o excesso anterior (lança). No caso da maioria dos guindastes, cabe lembrar, é preciso tirar a licença por evento, em função das dimensões e do PBT total. O diretor da Guindastes Tatuapé acredita que não deverá ter problemas também com circulação pelas vias concessionadas e/ou de mão simples.

“Ainda nos grandes centros poderemos nos movimentar com cerca de 20 t de contrapesos posicionados e transportados pelo próprio guindaste, o que vai acarretar uma boa economia, visto que o restante do material (11 toneladas de contrapesos) poderá ser enviado em um caminhão truck, o que é bem mais barato (cerca de 30%) em relação ao custo do frete de uma carreta carga seca”.

Pioneiro na introdução desse novo guindaste no mercado brasileiro, ele tem noção exata do potencial e retorno do investimento. Com sessenta anos de história, a locadora mantém parceria com a Liebhher nas últimas três décadas. Não bastasse a confiança na marca e em sua tecnologia, a Guindastes Tatuapé conta em sua frota, dentre os vários equipamentos Liebherr, com duas unidades LTM 1100-4.2, uma versão anterior, também com quatro eixos, lançada em 2009, com lança de 60 m e capacidade de 100 t.

Um guindaste de dimensões reduzidas, não atrapalhando e não sendo atrapalhado pelo trânsito, também facilita o acesso a áreas mais restritas e confinadas. Já a lança de grande proporção vai ser fundamental para operações que necessitam de bastante altura de içamento, porém que não permitem a montagem de acessórios, como o jib, por restrições geométricas locais – como ruas com muitas árvores e fios.

Nesse sentido, Denys Garzon Rodrigues lembra o grande avanço nas atividades de içamento decorrente das tecnologias VarioBase e VarioBallast desenvolvidas pela Liebherr. “O VarioBase é uma inovação espetacular, pois permite que o sistema Liebherr (LICCON) possa calcular instantaneamente as capacidades do guindaste em função do reposicionamento das patolas”.

Já o VarioBallast, diz ele, é uma outra opção que permite ao guindaste operar em condições restritas de espaço. “A possibilidade de afastamento e aproximação dos contrapesos do corpo do guindaste permite algumas soluções para os guindastes de grande porte que, mesmo posicionados em locais restritos, podem cumprir sua função de giro completo com menos restrição do espaço”.

As duas novas máquinas da Guindastes Tatuapé foram adquiridas com a extensão treliçada e o jib dobrável duplo, bem como com os demais acessórios oferecidos pela Liebherr. “Por experiência própria, sabemos a importância desse investimento, pois é impossível saber em qual situação ou serviço necessitaremos ter um acessório especial para atender a demanda”.

Com as primeiras operações do LTM 1120-4.1, a Guindastes Tatuapé, segundo seu diretor comercial, terá condições de mensurar também o retorno do set-up mais rápido do guindaste. De antemão, ele está certo que o cliente final vai perceber esta melhoria, com a ampliação do uso do equipamento nas horas destinadas aos içamentos, visto que o tempo de montagem e desmontagem será bem menor”. O mercado atual é calcado em uma locação diária com um mínimo de 10 horas diárias, em média, à disposição do cliente. Ele não descarta também, havendo alteração nessa regra, a possibilidade futura desse novo guindaste, em função de sua versatilidade, poder assumir compromissos com mais de um cliente e atender a ambos sem quaisquer prejuízos de prazo”.

A chegada da segunda unidade Liebherr LTM 1120-4.1, adquirida pela Guindastes Tatuapé, está prevista para o início do segundo semestre de 2022, a tempo de ser exibida na M&T Expo 2022, que abre suas portas no dia 30 de agosto, provavelmente com zero horas trabalhadas. A conferir.

Principais especificações técnicas 

Modelo LTM 1120-4.1

 

Capacidade de carga máxima 120 t
Lança telescópica 66 m
Altura máxima de içamento 91 m
Raio máximo 64 m
Número de eixos 4

 

Lança telescópica 12,30 m
Jib treliçado De 10,80 m a 26,00 m
Motor Liebherr Diesel 330 kW 6 cilindros
Acionamento/Direção padrão 8 x 6 x 8
Velocidade de condução 85,00 km/h
Contrapeso total 31,00 t

Foto em destaque: Os diretores da Guindastes Tatuapé, Daniel e Denys Garzon Rodrigues, com Rene Porto e Fábio Azevedo, da Liebherr Brasil

 

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