Desde quando assumiu pela primeira vez a presidência do Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (SINDIPESA), Julio Eduardo Simões vem implementando diversas mudanças positivas, especialmente em sua estrutura, com objetivo de trazer imparcialidade e transparência, razão pela qual focou na profissionalização da equipe do sindicato, assim como em ações que, por meio de ações e prestação de serviços diferenciados aos associados, de modo que aumentem sua atuação e representatividade no setor
Uma de suas primeiras ações foi nomear Dasio de Souza e Silva Junior, em 2017, como vice-presidente executivo da entidade. O executivo, que atuou mais de 30 anos como diretor em grandes empresas de transporte e movimentação de cargas excepcionais, trouxe toda sua experiência e conhecimentos técnicos decorrentes de sua formação como engenheiro, agregando valor ao atendimento prestado pelo sindicato. Desde então, o SINDIPESA vem se fortalecendo e crescendo em número de associados e sendo reconhecido como entidade representativa do setor de Transportes e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais.
Há dois anos, em um processo minucioso de seleção, o SINDIPESA contratou como diretora executiva Cinthia Ambra, profissional do direito que veio com uma bagagem de mais de 15 anos na área jurídica empresarial e também no segmento de pesados, tendo trabalhado por dois anos em importante empresa de transporte do setor. No escritório de advocacia no qual atuou por mais de 12 anos, Cinthia trabalhou com vários clientes que são fornecedores do TRC, e atuava em ações ligadas à área de logística.
E foi por conta de toda essa experiência que foi escolhida para ocupar o cargo no SINDIPESA e vem fazendo um trabalho excepcional, com foco na transparência, imparcialidade, atuação próxima e profissionalização da relação com as empresas associadas, assim como com parceiros do setor e demais entidades parceiras. Cinthia é a primeira mulher a ocupar a Diretoria do Sindicato, fato que corrobora com a busca por mudanças e inovação que Julio tem buscado implementar em sua gestão como Presidente do SINDIPESA.
Dasio e Cinthia são profissionais destacados para atuar no dia a dia do sindicato e na interface com os órgãos governamentais e demais entidades do setor, sem estar ligados diretamente a qualquer empresa, o que traz mais imparcialidade e idoneidade aos pleitos. A transparência nos processos é algo muito valorizado na gestão do Julio, o que tornou a entidade mais forte e reconhecida pelos seus pares no setor.
“Minha realização é conseguir ajudar as empresas em suas atividades, viabilizando alternativas e contribuindo para evolução e crescimento do transporte”, afirma Cinthia. “Este setor, como muitos sabem, ainda é maciçamente masculino. Até arrisco em dizer, que muitas mulheres já sentiram intimidadas, por conta disso. Mas hoje, há de se reconhecer que as mulheres têm voz, mais oportunidade de se expressar, embora exista resistência daqueles que não querem ouvi-las”, comemora Cinthia.
Para Dasio, ter executivos à frente da entidade demonstra o comprometimento da atual gestão com a qualidade dos serviços prestados e a intenção de ir alçar cada vez voos mais altos. “Desde 2017, e agora com a chegada mais recente da Cinthia, lutamos diariamente para ter um setor forte e mais justo, com competitividade leal e segurança jurídica”. Segundo o vice-presidente, só pessoas dedicadas a esse trabalho conseguem, de fato trazer os resultados que o mercado espera, por estarem imersas no universo do setor e com foco exclusivo no bem de todos, sem olhar a quem.
Representatividade do setor
Uma outra providência de Júlio Eduardo Simões, ainda no ano de 2017, foi a criação de diretorias adjuntas, uma prerrogativa introduzida no novo estatuto da entidade. Na ocasião, foram nomeados Fabio Gaeta, presidente da Transdata (também vice-presidente do Sindicato) e Juliano Almeida Martins, diretor comercial na Transuíça Logística e na Sistermi Locações, que também é o diretor regional no Espírito Santo. O objetivo foi o de fortalecer a gestão e homenagear os associados comprometidos com o desenvolvimento do setor.
A diretoria do Sindipesa conta também Laércio Tomé (Financeiro), Luciano Poggio Bizzarri (Assuntos Técnicos e Operacionais de Transporte), David Rodrigues (Regional Nordeste), Renato Castillo Zuppardo (Regional São Paulo), Miriam Silvia (Regional Rio de Janeiro), Adalcir Ribeiro Lopes (Regional Minas Gerais), Francisco Bezerra (Regional Paraná) e Adauri Silva (Regional Rio Grande do Sul) – além dos conselheiros Guilherme Saraiva, Denys Garzon Rodrigues, Charles Boff e Alfonso de Castro Gonzales. As nomenclaturas dos cargos, como já afirmou Júlio Simões em várias oportunidades, são meras denominações, pois todos os diretores têm suas participações muito ativas em todo território nacional.
Júlio Simões explica que o SINDIPESA tem se empenhado para aproximar o maior número possível de empresários do sindicato, o que inclui, inclusive, os fornecedores do setor. “Queremos fomentar máquinas elétricas, híbridas, uma coisa mais moderna, com mais segurança, que dependa menos do homem e mais da máquina. Ainda hoje, ocorrem muitos acidentes e, no final, acabamos vendo que são impulsionados por um fator humano”.
Uma das iniciativas importantes, lembra ele, são os cursos e workshops que vem sendo promovidos pelo SINDIPESA. “Recentemente, tivemos a apresentação de um trabalho feito por um fabricante em que tivemos mais de mil e trezentas visualizações e mais de trezentos participantes, falando de segurança, colocando sua proposta na mesa. E esse é um ponto muito importante para nós”.
Para Simões, uma outra prioridade é a realização de eventos presenciais, ocasiões em que “todo mundo tem contato, todo mundo conversa”. “Passamos muitos anos sem ter o empresário junto conosco. Geralmente eram só a diretoria, vinham três, quatro, dez. Mas agora a gente quer trazer todo mundo para dentro. Estamos tendo dificuldades, não vou mentir. O pessoal é meio arredio. Mas estamos trabalhando nesse sentido. Esse é o foco em 2024!”