A Huisman se orgulha de ter entregado o primeiro gancho para guindaste com impressão 3D, o modelo 36mt SWL 3D. Ele foi certificado para uso offshore de acordo com os padrões ABS. Após o teste de carga em mais que o dobro da carga de trabalho segura.
Produzido na República Checa, o gancho foi instalado em um guindaste do navio OOS Serooskerke. Outra embarcação “irmã”, a OOS Walcheren, também receberá um gancho idêntico.
Até hoje, ganchos de guindaste eram fabricados por técnicas de fundição ou forjamento. A entrega desses ganchos impressos em 3D com certificação de classe a um cliente final é uma passo no desenvolvimento da aceitação da indústria para produtos impressos em 3D para a indústria offshore.
Projeto foi tese de mestrado
Em janeiro de 2018, a Huisman já havia testado com sucesso um gancho para guindaste offshore impresso em 3D a 80 mt. Um benefício importante é a redução significativa no tempo de entrega. O custo compete com forjados e peças fundidas e um nível consistente de qualidade.
O gancho impresso em 3D foi desenvolvido em dois anos. Foi uma tese de mestrado do engenheiro Hugo Romer. Ele ganhou o prêmio KIVI Offshore Engineering e entrou para o Departamento de P & D da Huisman, na Holanda. Depois, tornou-se supervisor do centro de testes da Huisman China. Foi lá que transformou um projeto em gancho de guindaste funcional e confiável.
A equipe de P & D da Huisman pesquisou qualidades materiais, entre as quais força e fadiga e a possível anisotropia do material. Esse trabalho foi realizado em Huisman, em parte em Schiedam e em parte na República Checa.