PRECISÃO NA TROCA DE MÓDULO DE 48,8 T

PRECISÃO NA TROCA DE MÓDULO DE 48,8 T

A Guindastes Tatuapé Ltda, certificada pelas normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, com sede em São Paulo (SP) e atuação em todo o território nacional, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Içamento de Cargas, pelo correto dimensionamento de equipamentos e acessórios, reduzindo custos e prazos no serviço de locação de guindastes para auxílio no serviço de manutenção com a troca de componentes tipo “Módulos do Resfriador”. A operação, realizada no período de 10/09/2023 a 30/11/2023, em Ouro Branco (MG), teve como contratante a Gerdau Açominas S / A e a Alfa Engenharia e Montagens Ltda.

Com dimensões de 4,20 x 9,40 x 2,00 m e peso de 48,8 t, a carga foi elevada a uma altura de cerca de 30 metros. Foi utilizado como equipamento principal um guindaste Liebherr LR 1400/2 com capacidade para 400 toneladas, tendo como auxiliar um guindaste Telescópico sobre pneus Liebherr, LTM 1220-5.2 com capacidade para 220 toneladas.

A mobilização e desmobilização do guindaste principal foram realizadas com o uso de 33 conjuntos transportadores, otimizando a logística do processo. Desse total, foram empregadas 29 carretas tipo carga seca de 03 eixos, 02 carretas tipo prancha de 03 eixos, e 02 carretas tipo prancha de 04 eixos, adequadas para o transporte dos componentes de grande porte e peso elevado. Essas carretas foram selecionadas para garantir o transporte seguro dos componentes críticos do guindaste, atendendo às normas de distribuição de peso por eixo, evitando sobrecargas nas vias e facilitando o manuseio nas etapas de carga e descarga.

Tatuape-TopCrane2024

A montagem e desmontagem do guindaste principal foram realizadas com o suporte do guindaste auxiliar, utilizado posteriormente também para auxílio nas operações de içamento de componentes secundários e ajustes de montagem, garantindo segurança e eficiência na operação. Como acessório, foi utilizado o Ballast Wagen (BW), um sistema de contrapeso sobre pneus, que proporcionou maior flexibilidade operacional, especialmente em áreas com restrições de espaço, ao facilitar o manuseio e movimentação dos contrapesos durante a operação.

A execução das atividades foi projetada para aproximadamente 60 dias corridos, considerando um turno de trabalho diário. Esse prazo inclui todas as fases de mobilização, montagem, operação, desmontagem e desmobilização do guindaste.

O principal desafio foi dimensionar um guindaste com capacidade suficiente para atender as demandas de rigging (pesos das peças x raios de operação) e, ao mesmo tempo, otimizar o cronograma do projeto. O guindaste precisava garantir segurança em todas as etapas de içamento, sem comprometer a velocidade de execução, especialmente em uma obra com um cronograma muito apertado.

A solução mais eficiente encontrada foi a utilização de um guindaste treliçado sobre esteiras, equipado com contrapeso adicional montado sobre o sistema Ballast Wagen (BW). Este sistema trouxe vantagens significativas em termos de economia de tempo, visto que esta opção eliminou a necessidade de operações frequentes de “carregamento” e “descarregamento” dos contrapesos adicionais, comuns no sistema de plataforma ou bandeja. O BW permitiu o rápido deslocamento dos contrapesos, otimizando o tempo de operação. Além disso, o uso de um sistema hidráulico de recolhimento e extensão automática do contrapeso auxiliar foi um elemento fundamental para garantir a eficiência nas operações de giro, especialmente utilizado em áreas com espaço limitado, que era uma característica deste local de trabalho. Esse flexibilidade operacional foi crucial para o sucesso da obra.

Com a contenção dos prazos de operação e a eliminação da necessidade de um guindaste auxiliar dedicado exclusivamente ao manuseio dos contrapesos, a solução implementada resultou em uma economia de aproximadamente 30% nos custos totais previstos. A escolha do sistema Ballast Wagen e a eliminação de operações secundárias reduziram o prazo estimado em cerca de 15 dias, aumentando a produtividade sem comprometer a segurança ou a qualidade do serviço. A solução adotada permitiu dispensar o uso contínuo de um guindaste auxiliar adicional com capacidade mínima de 75 toneladas, necessário para suporte em operações de contrapeso no método convencional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×