A Tecnogruas utilizou um sistema de guindaste síncrono Enerpac SyncHoist para elevar e posicionar com precisão as vigas de concreto da ponte para uma nova ponte ferroviária sobre o rio Biobío, na região central do Chile. O SyncHoist permitiu que a Tecnogruas utilizasse um único guindaste para a difícil tarefa de instalar vigas de ponte de formato assimétrico sobre uma rodovia e uma linha férrea próximas.
Substituindo uma ponte construída pela primeira vez em 1889, a nova ponte ferroviária conectará os municípios de Concepción e San Pedro de la Paz. Quando concluída, a ponte de lastro de duas vias, com 1,8 km de comprimento, permitirá a passagem de trens a velocidades de até 100 km/h e possivelmente acomodará material rodante de dois andares.
A construção da nova ponte ferroviária sobre o rio envolveu a instalação de um total de 62 vigas de concreto reforçado com aço. A maioria das vigas sobre o rio foi instalada usando um lançador de vigas para levantar e posicionar as vigas pré-moldadas. A Tecnogruas foi responsável pela instalação de 22 vigas. Dezenove das vigas foram posicionadas com dois guindastes, mas as três maiores vigas da ponte sobre a rodovia e a ferrovia só puderam ser instaladas com um guindaste devido a restrições de espaço.
Depois de entrar em contato com a Engineered Rigging para discutir as opções de elevação, a Tecnogruas optou por um Enerpac SyncHoist para ajudar a manobrar e posicionar as três vigas de formato assimétrico pesando 107 t, 138 t e 168 t. A Engineered Rigging forneceu quatro Talhas Síncronas Enerpac com capacidade de 376 t, juntamente com uma bomba hidráulica a diesel SyncHoist e grandes manilhas de 400 t.
Durante as operações de elevação, os SyncHoists foram acoplados ao guindaste para elevar e posicionar as vigas, permitindo que os engenheiros da Tecnogruas nivelassem cada viga antes de colocá-la na posição. O uso do SyncHoists garantiu que as vigas fossem posicionadas corretamente, de forma segura e eficiente, além de economizar o tempo de elevação desnecessária e de troca de equipamentos.
Enerpac SyncHoist – Posicionamento preciso
O sistema de elevação síncrona SyncHoist é um ajustador de lingas abaixo do gancho (tensor hidráulico). A linha padrão do Enerpac SyncHoist inclui cilindros com capacidades de elevação de 55t, 85t e 110t e cursos de êmbolo de 1 e 1,5 metros com alta precisão de elevação de +/- 1 mm em todo o curso. Um único operador controla e supervisiona todo o trabalho de elevação, usando uma unidade de controle sem fio portátil para controle remoto de todos os cilindros. Além da elevação e do abaixamento síncronos, o operador pode elevar e abaixar cada cilindro independentemente para equilibrar, inclinar e posicionar cargas.