A Locar Guindastes e Transportes Intermodais, sediada em Guarulhos (SP), com atuação nacional e presente em vários estados do país (SP, MG, RJ, ES, BA e PE), recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Içamento – Case’2023, pelo posicionamento da maior TBM (Tunnel Bore Machine) da América do Sul, com peso de 2,7 mil t, 11,66 m de diâmetro e comprimento total de 120 m, nas obras de expansão da Linha 2 Verde do Metrô de São Paulo, a serviço do Consórcio Linha 02 Verde. É mais uma operação que entra para o portfólio da locadora, amplamente certificada pelas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001.
A Locar Guindastes e Transportes mobilizou um guindaste Liebherr LTM 1500-8.1 (500 t) para recebimento dos módulos do TBM, e um guindaste GMK 6300 (350 t) para montagem do equipamento principal, sobre esteiras, o modelo Liebherr LR 1800 (1.000 t), configurado com 49 m de lança (S),42 m de Derrick (D), 32 t de contrapeso central e 162 t de contrapeso traseiro + 305 t CP. Foram utilizados nessa operação aproximadamente 40 conjuntos transportadores.
O principal desafio desse projeto foi viabilizar o transporte das peças que compõem o guindaste LR 1800, em função do excesso de altura, comprimento, largura e peso, considerando que a movimentação seria no centro expandido de São Paulo. Era preciso também realizar a montagem do guindaste de grande porte em espaço reduzido – e pelo mesmo motivo viabilizar içamentos na ordem correta da montagem do Tatuzão, dentro do cronograma.
Outro complicador: peças com centro de gravidade deslocado do centro geométrico da peça. Era necessário verticalizar a cabeça de corte, com peso de 205 t, com apenas um guindaste. E, por fim posicionar o guindaste próximo ao fosso, que possui 30 metros de profundidade.
Na solução proposta, o primeiro passo foi elaborar o estudo de viabilidade geométrica de transporte de carga excedente, para solicitação de licenças pertinentes, garantindo o transporte seguro. No plano de içamento foi indicado realizar os içamentos iniciais apenas com o Derrick, sem utilizar o lastro suspenso, deslocando o guindaste com a carga içada e finalizar o içamento com o lastro suspenso. Possibilitando, assim, fazer o deslocamento com a carga içada em espaço físico limitado, com ganho de produtividade e otimização do quantitativo de peças armazenadas na área.
A baixa capacidade do solo exigiu um projeto especial pela contratante, construído com base de concreto utilizando estacas e laje, garantindo o nivelamento da laje e a capacidade foi estudada através da emissão do Estudo de Rigging emitido pela empresa IPS Engenharia. Dessa maneira, garantiu-se a posição do centro de gravidade o mais próximo do centro geométrico das esteiras. Essa operação foi possível controlando-se o peso do lastro suspenso, no momento de içamento das peças dentro do fosso.
Para cada peça a ser içada, a amarração foi alterada para que o moitão pudesse ficar alinhando com o centro de gravidade e no ângulo correto de montagem. Para essas operações foi adicionado um guindaste auxiliar e talhas manuais, para verticalizar as peças. A verticalização da cabeça de corte foi realizada apenas com o guindaste LR 1800.
Para viabilizar essa operação foi construída uma base auxiliar, para acomodação da peça e a operação foi realizada de forma minuciosa controlando o alinhamento dos cabos de aço do moitão e a base auxiliar. Esta operação foi realizada apenas com a movimentação de aumento e diminuição do raio de operação, sem a realização de giro, para não permitir esforços laterais na lança.
Com prazo de execução de 60 dias, sem contabilizar montagem e desmontagem do guindaste, a locadora conseguiu uma redução de pelo menos 20 dias no plano previsto inicialmente. A redução de custos foi da ordem de 15%. A solução técnica apresentada permitiu a redução de dois guindastes de 500 t, modelo LTM 1500.