O Porto de Santos conquistou no mês de agosto a melhor marca de toda a série histórica. A movimentação foi de 13,7 milhões de toneladas, alta de 13,6% sobre o mesmo mês de 2019. E 1,8% acima do recorde anterior, registrado em julho último, quando operou 13,5 milhões de toneladas.
É a sétima vez no ano que o Porto quebra um recorde para um mês específico, desde fevereiro. Presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, atribui os resultados à gestão profissional e técnica do porto. “São reflexos das medidas implantadas, sustentadas pelo governo e a força e resiliência da nossa economia”
Os embarques avançaram 20,8%, para 10,6 milhões de toneladas, e os desembarques recuaram 5,2%, para 3,2 milhões de toneladas.
Três modalidades de cargas contribuíram para o desempenho quando comparadas com o mesmo período do ano passado. Os granéis sólidos com crescimento de 32,4% (para 8,1 milhões de toneladas). Os granéis líquidos, com 0,9% (para 1,5 milhão de toneladas). E a carga geral solta, com 4,5% (para 380,8 mil toneladas). Já a carga geral conteinerizada teve redução de 12,7% em TEU (unidade padrão de um contêiner de 20 pés), para 323,3 mil TEU.
Acumulado no ano
O resultado de agosto elevou o acumulado do ano para 97,8 milhões de toneladas. Um desempenho 10,2% acima do recorde anterior para o período obtido em 2018 (88,8 milhões de toneladas) e 10,7% acima de 2019 (88,4 milhões de toneladas).
Os granéis sólidos apresentaram crescimento de 19,5%, com a soma recorde para o período de 52,7 milhões de toneladas. Com destaque para a soja em grãos, com aumento de 25,8%; açúcar, com 58,9%; adubo, com 24,2% e soja peletizada, com 15,2%. No acumulado do exercício, a movimentação de granéis líquidos registrou aumento de 9,6%, também recorde para o período, ao somar 12,1 milhões de toneladas.
O movimento de carga geral solta no acumulado do ano decresceu 3,1%, somando 3,5 milhões de toneladas. A carga geral conteinerizada apresentou queda nesse período de 0,3%, somando 2,7 milhões TEU. O fluxo de navios cresceu 2,9% no mês e 2,7% no ano, para 424 e 3,3 mil embarcações, respectivamente. Faça o download da planilha completa da movimentação em agosto.
Novo acesso ao Porto de Santos
A SPA contratou empresa para elaboração do projeto básico das obras do novo acesso rodoviário ao Porto de Santos. Ele irá ligar a Via Anchieta à avenida perimetral e faz parte do conjunto da nova entrada da cidade de Santos. O contrato com a Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura (Ebei) foi publicado nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU). Como parte do terreno estava fora da antiga área do Porto Organizado, a aprovação da nova poligonal, em 30 de junho último, permitiu a conclusão do processo.
“A licitação foi aberta há aproximadamente dois anos, mas a assinatura do contrato só foi possível com a inclusão na área do Porto Organizado do terreno por onde passará o novo viaduto. Isso demonstra o acerto da administração da SPA no planejamento e modernização do Porto, em alinhamento à política portuária do Ministério da Infraestrutura, que foi fundamental no encaminhamento da questão”, afirma Bruno Stupello, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação e que acumula, interinamente, a diretoria de Infraestrutura da SPA.
Maior segurança e agilidade
Com valor de aproximadamente R$ 3,5 milhões, o serviço tem prazo contratual de 18 meses para sua finalização. O projeto prevê um viaduto de entrada no Porto, sobre a via Anchieta, e outros viadutos para transposição de vias ferroviárias. O sistema viário será composto ainda de rotatórias, canteiro central e demais dispositivos de acesso necessários às vias de conexão. Todas as intervenções previstas deverão conter os respectivos projetos de urbanismo, geométrico, geotecnia, drenagem, pavimentação, energia, iluminação, telefonia, lógica e monitoramento, sinalização viária e semafórica, obras de arte especiais, desvio de tráfego e remanejamento das interferências.
A segunda entrada do Porto, além de trazer mais segurança, dará mais agilidade no acesso rodoviário aos terminais do complexo, ao segregar o tráfego de caminhões do trânsito urbano e eliminar cruzamentos rodoferroviários, melhorando, assim, a relação Porto-Cidade