PORQUE USAR DINAMÔMETROS NOS TRABALHOS DE IÇAMENTO

PORQUE USAR DINAMÔMETROS NOS TRABALHOS DE IÇAMENTO

Por: Camilo Filho (*)

Um dinamômetro é um dispositivo indicador de carga usado para medir força, torque e potência. A ferramenta é muito usada para testar a potência de um motor de carro. Esses testes permitem que os engenheiros maximizem a eficiência medindo a transferência de potência em diferentes pontos do veículo. Na indústria da construção, os dinamômetros são particularmente úteis para medir a tensão de um objeto. Por exemplo, os trabalhadores podem montar cabos para pontes e modificar a tensão nos fios com o uso de dinamômetros de tensão.

Os vários tipos de dinamômetros

Uma ferramenta de medição versátil, os dinamômetros podem ser aplicados em várias funções. Os vários tipos de dinamômetros incluem:

  • Dinamômetros de monitoramento – determinam a potência necessária para operar uma máquina;
  • Dinamômetros de tensão – medem o nível de força que um objeto pode suportar antes de colapsar;
  • Dinamômetros de absorção – medem o torque operacional de um motor absorvendo a energia que ele fornece;
  • Dinamômetros universais – executam as funções duplas dos dinamômetros de monitoramento e absorção;

Dinamômetros nos trabalhos de rigging e içamento

Os dinamômetros são usados por uma série de razões na amarração e no içamento; no entanto, quatro aplicações são particularmente úteis para um rigger ou supervisor de içamento.

1 – Durante um trabalho de içamento e/ou transferência de carga (flutuante) com corrente

Foto-Dicas1

Neste caso, a carga é içada com duas talhas e funciona como uma amarração vertical angulada invertida. Um dinamômetro lê a tensão para ajudar a evitar a sobrecarga do equipamento. O rigger determina a maior tensão esperada nas correntes, mas usa o dinamômetro para monitorar que elas permaneçam dentro dos parâmetros calculados.

2 – No guindaste

Suponha que tenhamos que içar uma carga a partir da horizontal. Usando um dinamômetro a partir do Gancho do guindaste, se o C.G e a distribuição de forças não estiverem corretas, à medida que a carga é tensionada, parte das eslingas terão redução de tensão, pela inclinação da carga, criando uma sobrecarga na amarração. Observando a tensão à medida que diminui, a equipe pode corrigir o problema a tempo.

3 – Durante os trabalhos de desmontagem, demolição e resgate

O dinamômetro é uma ferramenta muito importante e necessária. Se a equipe souber o peso da carga à ser içada, como por exemplo um “skid” contendo bomba, motor elétrico, tanque e etc., supondo ainda que esse “skid” foi desaparafusado de seus chumbadores e solto o cabo de aterramento, ou seja liberado para o içamento, o dinamômetro vai mostrar a equipe a tensão real aplicada à amarração e a equipe pode monitorar esta tensão de modo a não ser superior ao peso real conhecido e evitando assim sobrecarga na lingada ou dano eventual ao próprio equipamento que está sendo içado. Caso a tensão esteja maior do que o esperado, provavelmente a carga não está completamente solta.

Foto-Dicas3-dinamometros

4 – Ao treinar operadores de guindastes

Para uma operação suave ou delicada, um dinamômetro suspenso no gancho de guindaste é de grande valia para o operador e/ou instrutor. A função de retenção de pico de carga do dinamômetro sinaliza ao operador ao levantar a carga, gira-la horizontalmente ou abaixá-la. Esta função de retenção de pico de carga, também mantém a maior leitura captada no dinamômetro desde que foi apagada por última vez. Também ajuda o instrutor a mostrar ao operador treinando como gerenciar velocidade, aceleração e desaceleração.

Benefícios do uso de dinamômetros em canteiro de obras

Um dinamômetro fornece um excelente benefício para os canteiros de obras nos trabalhos de içamento e amarração porque:

  • Não requer calibração especial;
  • Baixo custo de aquisição;
  • Garante a segurança no local de trabalho;
  • Reduz danos nas cargas;
  • Aumenta a eficiência do trabalho realizado no local, fornecendo medições precisas e confiáveis;
  • Na indústria da construção, os dinamômetros são particularmente úteis para medir a tensão de um objeto. Por exemplo, os trabalhadores podem montar cabos para pontes e modificar a tensão nos fios com o uso de dinamômetros de tensão. Uma ferramenta de medição versátil, os dinamômetros podem ser aplicados em várias funções;

dinamômetro-redeeletrica

camilofilho(*) Camilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com mais de 39 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é autônomo e consultor da IPS Engenharia de Rigging. Sugestões e comentários enviar para camilofilho@hotmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×