A Huisman, fornecedora mundial de soluções técnicas inovadoras, desenvolveu uma plataforma compensada por movimento para transferir componentes de turbinas eólicas de um navio alimentador com rapidez e segurança. Uma vez que o uso de uma embarcação de instalação de turbinas eólicas com bandeira internacional é restrito pela Lei Jones, uma embarcação alimentadora com uma Plataforma de Compensação de Movimento oferece uma solução confiável e eficiente para o transporte de componentes em águas dos EUA.
A plataforma de compensação de movimento fornece uma área de convés estável porque. Isso significa que o levantamento de componentes pesados e a movimentação de uma embarcação jack-up vazia podem ser feitos em condições climáticas mais severas, aumentando significativamente a janela climática para as operações.
Dimensionada para turbinas da nova geração
As dimensões e capacidades da Plataforma de Compensação de Movimento são otimizadas para turbinas eólicas de próxima geração e são projetadas para compensar cinco graus de movimentos da embarcação. A plataforma com compensação de movimento pode ser integrada ao porão de um navio e alinhada com o convés principal, facilitando o deslizamento da carga pela plataforma.
“Ao usar um navio alimentador classificado para offshore equipado com nossa plataforma de compensação de movimento, o navio autoelevatório pode continuar o trabalho de instalação sem ter que ir e vir para carregar novos componentes”, explica Cees van Veluw, gerente de produto da Huisman. Segundo ele, maximizar o tempo operacional resulta em uma entrega mais rápida e confiável de um parque eólico offshore, em comparação com as soluções de alimentação mais tradicionais.
Primeiro navio em conformidade com a Lei Jones
” Com este desenvolvimento, a Huisman pretende aumentar sua presença no mercado de energia eólica offshore dos Estados Unidos. Em dezembro de 2020, a Huisman foi contratada pela Keppel AmFELS de Brownsville, Texas, para a entrega de um guindaste de perna de 2.200 mt para o primeiro navio de instalação de turbina eólica em conformidade com a Lei Jones do mundo, Charybdis, encomendado pela Dominion Energy.
Em maio de 2020, as primeiras fundações de monopilha (base para turbinas eólicas) em águas federais dos EUA foram instaladas pelo navio de Jan de Nul, Vole au Vent, usando a garra de monopile com compensação de movimento de última geração da Huisman. Para atender localmente ao mercado norte-americano, a Huisman possui instalações na área de Houston, Texas.