A Vale S.A, em sua unidade em Ouro Preto (MG), recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Gestão de Projetos, pelo case “Gestão de Plano Rigging e Controle de Sinaleiro”, de autoria de Mário Bruno da Silva – Técnico de Segurança com especialização em movimentação de cargas – Ponto focal de içamento de cargas nos projetos de Capanema e Timbopeba; Daniel Habaeb, Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho Projetos Capanema; Alan Medina, Gerente Geral Implantação de Projetos; e Isamara Cruz, Técnica de Segurança do Trabalho.
O objetivo do trabalho Projeto foi a implementação de controles sobre os planos de Rigging e credenciamento de sinaleiros Rigger nos projetos de movimentação de cargas. A implementação no âmbito do Projeto Maximização Capanema, de outubro de 2023 a julho de 2024, foi estendida para outros sites da Vale, melhorando o controle e segurança nas operações de movimentação de cargas.
A metodologia envolveu a criação de planilhas para controle quantitativo e qualitativo dos planos de Rigging e credenciamento dos sinaleiros Rigger. O processo incluiu reuniões com as lideranças de movimentação de cargas, revisão de procedimentos de segurança (RAC-5), e a implementação de um painel em Power BI para monitoramento dos dados.
As principais etapas foram as seguintes: 1. Reunião de Kick off com as lideranças para apresentar o escopo de controle;2. Criação de planilhas de controle de planos de Rigging e credenciamento de sinaleiros;3Desenvolvimento de um painel em Power BI para monitoramento de indicadores; e 4.Implementação do acompanhamento dos planos aprovados e reprovados com base nas principais causas de reprovação.
Os trabalhos preliminares incluíram mapeamento das áreas de movimentação de cargas e interação com equipes de campo para adequação dos procedimentos. Assim como acompanhamento e licenciamento dos sinaleiros e empresas terceirizadas envolvidas.
A equipe envolvida contou com líderes de movimentação de cargas, especialistas em Rigging, analistas de Power BI, equipe de segurança do trabalho, e gestores de campo.
Critérios de Contratação de (sub)fornecedores: certificações técnicas em movimentação de cargas e qualificação de mão de obra com base em atestados técnicos. Validação de recursos (Equipamentos/Veículos): validação dos equipamentos e veículos utilizados no transporte de cargas conforme os critérios técnicos exigidos pela RAC-5 – Içamento de Cargas (procedimento).
O principal desafio foi a falta de um controle estruturado dos planos de Rigging e dos profissionais envolvidos nas operações de movimentação de cargas.
A solução proposta foi o desenvolvimento de planilhas de controle e utilização de Power BI para monitoramento em tempo real dos indicadores de desempenho dos planos de Rigging e credenciamento dos sinaleiros, proporcionando um acompanhamento eficaz e assertivo. Em uma reunião ( Kick off ) com lideranças da área de movimentação de cargas, onde foram apresentados toda gestão sobre os procedimentos de içamentos de cargas (RAC-5, surgiu a ideia de se criar uma planilha de controle para analisar todos os planos de Rigging recebidos.
E também uma planilha para controle de todos os sinaleiros rigger do projeto, onde é entregue uma credencial assinada pelo ponto focal da Vale. Junto com a gestão foi criado um painel forms Power BI com indicadores dos planos de Rigging aprovados e reprovados com 5 maiores índices, bem como o quantitativo de sinaleiros credenciados nos projetos.
Assim, começaram os trabalhos para desenvolver os indicadores capazes de consolidar as informações relevantes de gestão e campo de todos os terceiros, traduzindo quantitativamente o desempenho dinâmico de Saúde e Segurança da obra. Isso possibilitou um acompanhamento ágil e empoderou todos os envolvidos a tomarem decisões mais assertivas.