PLANEJAMENTO PARA MONTAGEM DE SHIELD

PLANEJAMENTO PARA MONTAGEM DE SHIELD

shield1Decisão praticamente unânime na Comissão Julgadora, o Planejamento de Rigging para montagem do EPB Shield S-769 (“Tatuzão) nas obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, da IPS Engenharia de Rigging, foi eleito vencedor do Top Crane’2013 na categoria Plano de Rigging. Primeiro porque é a primeira vez no Brasil que é montado no Brasil TBM dentro do túnel. Movimentação complexa, que envolveu equipamentos de diferentes características, em ambiente restrito e agressivo devido ao pó e ao calor, além de integrar diversas atividades e soluções de engenharia para atender as condições requeridas.

Em conjunto com o engenheiro responsável pela obra, a IPS Engenharia optou pelo uso de dois pórticos sobre trilhos com capacidade de carga de 120 t cada um. A largura e a altura dos pórticos foram definidas com base nas limitações do túnel, dimensões e pesos das peças. Era preciso combinar um equipamento de elevada capacidade de carga, mas com dimensões compatíveis com a operação. Também foi imprescindível o desenvolvimento de acessórios e dispositivos de içamento especiais para dividir a carga entre os ganhos, para possibilitar a verticalização e montagem de algumas peças.shield2

Com isso, também foi possível otimizar e reduzir em ao menos 25% os custos da operação. O número de equipamentos foi bastante reduzido. Além dos pórticos (J&R modelo 400-4-7 e CSN) foram utilizados um guindaste sobre pneus XCMG – QY70 K e duas plataformas elevatórias Genie-Terex Z45/25. O volume total da movimentação foi de 2.883 t, justificado pelas dimensões do shield (120 m de comprimento e 11,5 m de largura).

shield3O transporte foi feito em 92 viagens, passando por rotas especiais e somente às madrugadas, para diminuir o impacto no trânsito carioca. Terminou de ser pré-montado na Leopoldina, região central da capital fluminense, e foi movimentado para Ipanema, na região sul, na ordem certa de montagem. Esse é o maior equipamento desse tipo na América Latina e o maior já utilizado em obras metroviárias no País. A máquina gigantesca consegue escavar de 15 a 18 m de túnel diariamente, quatro vezes a mais do que os métodos usados previamente em outras obras do metrô. A linha 4 do metrô do Rio de Janeiro (RJ), que ligará a região da Barra da Tijuca até Ipanema, com sete estações e inauguração prevista para 2016, com a expectativa de atender mais de 300 mil passageiros por dia.

A IPS possui a certificação ISO 9001:2008 e já conquistou, além de dois prêmios Top Crane, em 2010 e 2011, o Selo Ouro do Top Qualidade Brasil neste ano, o Top of Business em 2012 e o Top Engenharias em 2011 e 2012. Possui cadastro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) e atestados de capacidade técnica da Odebrecht, Petrobras, Montcalm, UTC, Alusa, Cargill, Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e Trein Electrico, do Peru.

A IPS Engenharia de Rigging tem sua matriz localizada na cidade de Guarulhos (SP), além de uma filial localizada também no estado paulista. Com um faturamento bruto de R$ 1,2 milhão e atuação em todo o território brasileiro, a empresa é reconhecida por sua competência nas áreas de projetos, consultoria, treinamento e fiscalização no setor de elevação e movimentação de cargas. Faz estudos de rigging bastante detalhados, atuando em variados setores e com inúmeros projetos.

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