A DAF lançou uma nova versão de seu caminhão XF105, equipada com motor de 12.9 litros e 510 CV de potência, que se soma às duas opções já oferecidas no mercado, com motorização de 410 CV e 460 CV. O novo modelo, que começou a ser montado na fábrica da empresa, em Ponta Grossa (PR), será comercializado nas mesmas configurações das demais versões do extrapesado, com tração 6×2 ou 6×4.
“Este lançamento torna o nosso portfólio de produtos ainda mais completo, atendendo às necessidades de movimentação de cargas dos clientes”, afirma Jorge Medina, Diretor de vendas e marketing da DAF Brasil. Segundo ele, o modelo mais potente da marca estreia já com índice de nacionalização que permite sua venda pela linha de crédito Finame, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O novo modelo conta com um motor Paccar MX375 de seis cilindros em linha, que entrega uma potência de 510 CV e um torque máximo de 2.500 Nm (1.050 a 1.410 rpm). Desenvolvido no centro técnico da montadora, na Holanda, ele passou por adaptações ao mercado local e foi submetido a um extenso programa de testes nas estradas brasileiras, para avaliar seu desempenho com o conjunto motriz do XF105 nacional.
“Os resultados das avaliações foram surpreendentes e seu maior torque e potência se adaptaram perfeitamente às diversas condições geográficas do Brasil, em diferentes combinações de eixo e carga”, diz Felix Hendriks, diretor de desenvolvimento de produto da DAF. Ele ressalta que o bloco e o cabeçote do motor são confeccionados em ferro fundido vermicular (CGI), que agrega 200% a mais de resistência à fadiga térmica em relação ao material convencional.
Além disso, o CGI proporciona 75% a mais de força na comparação com o ferro convencional e sua utilização, segundo Hendriks, torna o motor mais silencioso, uma característica dos modelos da DAF. A nova versão do XF105 conta com o mesmo período de garantia dos demais modelos, bem como os mesmo prazos para manutenções.