A Transremoção, empresa sediada em São Paulo (SP), especializada em remoção técnica industrial e transporte de cargas especiais, no início de 2020, com a pandemia e a desaceleração da economia, decidiu iniciar um processo de atualização de sua frota, bem como a reforma dos equipamentos mais antigos. Para tanto, realizou um importante programa de investimentos entre 2020 e este ano, de 2021.
Um dos mais significativos foi o upgrade em seus pórticos hidráulicos Lift Systems (um dos diferenciais da Transremoção no mercado). Também instalou a “linha de vida” nas vigas dos pórticos, conforme estabelecido pela Norma NR35. Outro aporte envolveu a frota de transportes, com a aquisição de seis cavalos mecânicos Iveco (2021), quatro caminhões da mesma marca, com carroceria (2021), e um outro, também Iveco, equipado com plataforma para 18 t, e três carros de apoio Daily (2021). No período, a Transremoção também incorporou em sua operação dez carretas Jamanta Randon (2021).
Para elevação de cargas, nestes últimos dois anos, a Transremoção investiu em dois guindastes articulados Luna sobre caminhão Iveco 2020, um guindaste Sany para 80 t (2020), um guindaste Compact Industrial Brodeson (8 t) e em uma grande novidade, um guindaste tipo aranha Seven com capacidade para 8 t. Complementando o programa de investimento, a equipe de remoção técnica da empresa passou a contar com mais três empilhadeiras Hyster (ano 2014): H360 (16 t), H155 FT (7 t) e S1 55FT Compact (7 t).
O objetivo, segundo seu diretor-proprietário, Pedro José Gaia, é manter a tradição da empresa no mercado, principalmente junto a grandes empresas e multinacionais. “A Transremoção sempre é escolhida por apresentar soluções inovadoras, com os mais modernos equipamentos do mercado, obedecendo sempre todas as normas de segurança e qualidade”.
Um aspecto importante são os equipamentos diferenciados e, muitas vezes, únicos e exclusivos da Transremoção, para atender às diferentes demandas dos clientes – e perfeitamente dimensionados para o principal foco operacional da empresa: as remoções técnicas e transporte porta a porta de máquinas de grande porte.
A linha de pórticos hidráulicos autopropelidos Lift Systems, fabricados nos Estados Unidos, com capacidades variando entre 40 e 500 t, é uma das faces mais visíveis da capacitação técnica da empresa. Com eles, a Transremoção já realizou grandes projetos de remoção industrial. Recentemente, por exemplo, desmontou, transportou e remontou a maior prensa do setor automobilístico da América Latina, uma máquina Komatsu de 3.000 t.
Outro destaque nas operações da Transremoção é a mesa hidráulica tipo tartaruga da marca Hilman Roller de 80 t. Existem poucos equipamentos como esse, utlizado para deslocamento interno em instalações que não podem ter o piso danificado. “É super moderno e útil para remoção de máquinas nas grandes fábricas por ser todo hidráulico e autopropelido”, explica Pedro Gaia.
Uma aquisição recente também promete se tornar uma nova credencial da Transremoção no mercado. Trata-se de um guindaste tipo aranha da marca chinesa Seven, representada no Brasil pela Lift Equipamentos. Pedro Gaia diz que, por ser compacto, se mover sobre esteiras de borracha e ter motorização elétrica, ele torna-se ideal para trabalhos internos em grandes fábricas onde o espaco para mobilização é reduzido. “É um equipamento com capacidade bruta de 8 t e super moderno, sendo totalmente computadorizado e contando com sistema anti-tombamento”.
Com a frota renovada e ampliada, e realizando importantes operações em vários segmentos da indústria, Pedro José Gaia está otimista. Em relação à pandemia de Covid-19, de grande impacto em uma atividade que é sobretudo presencial, ele diz: “Os mais fortes são aqueles que mais rápido se adaptam”. O que se traduz, nas operações da empresa, em medidas práticas e objetivas.
“Em função disso, para não deixar de atender às demandas de nossos clientes, temos realizado exames de Covid-19 para o envio de equipes para suas instalações, sempre com medidas preventivas, de acordo com o protocolo de cada empresa”.