OS 60 ANOS DA PRIMAX

OS 60 ANOS DA PRIMAX

Referência em sua área de atuação tradicional – transportes pesados e remoções técnicas, a Primax soube, no decorrer de seis décadas (ver “Linha do Tempo”) agregar know-how e competência, tornando-se um provedor de serviços integrados de logística e engenharia, com atuação nacional e internacional. Sediada em São Paulo (SP), a Primax tem filiais em Hortolância, região de Campinas, e em Dias D Ávila, próximo ao Polo de Camaçari, na Bahia.

Localizações estratégicas, pois sempre teve, nos diversos segmentos da indústria, seus principais clientes. Por conta disso, para atender os rigorosos padrões requeridos, investiu continuamente em melhorias operacionais e certificações. Já há alguns anos, além da série referencial ISO – 9001 (qualidade), 14001 (meio ambiente) e 45001 (saúde e segurança) – o próprio Sistema de Gestão é certificado.

primax-7

É uma das poucas do setor também a possuir o “permisso” em sete países da América do Sul – o que significa dizer que está liberada para trabalhar dentro daqueles países e fazer o transporte para ou a partir do Brasil. A capacitação técnica atual da Primax pode ser medida por uma frota de mais de 300 equipamentos, caminhões e implementos rodoviários e um quadro de pessoal de cerca de 330 colaboradores contratados.

Desde que adquiriu a Primax, no já distante ano de 1995, não houve momentos mais ou menos críticos, diz Antônio Luiz Leite. “Ser empresário e ter o senso de responsabilidade faz com que todos os minutos sejam críticos e cruciais para a gente se manter no mercado. Então, desde o dia em que eu comecei a pensar em uma empresa, eu assumi a responsabilidade e já eram momentos críticos. E até hoje, vivemos com momentos críticos, uns maiores e outros menores”.

Apesar disso, garante ele, nunca houve dúvida de que valeu realmente a pena investir no negócio. “Desde o primeiro minuto passei a viver um sonho, uma expectativa, uma esperança de vida, de poder ter uma empresa e poder ajudar, poder progredir, junto com as pessoas que estiverem comigo”. Mesmo nesse sentido, no entanto, também existem momentos críticos. Como em 2018, quando faleceu Sérgio Carbone, um de seus sócios. “Tivemos que superar essa perda e, ao mesmo tempo, para atingir nossos objetivos, incorporar know how e novas práticas, dando início a um processo de melhoria contínua na empresa”.

Dois anos depois, outra perda, embora menos dramática, com a saída negociada de José Carlos Generoso, o outro sócio que, a exemplo de Sérgio Carbone, esteve com Antônio Luiz Leite desde o início. “Ambos foram importantes para a empresa chegar onde chegou. Foram parceiros leais, trabalhadores e respeitosos”, ressalta Antônio Luiz Leite.

Nesse novo momento de superação, um certo conforto para o pai Antônio Luiz Leite, quando seu filho, João Henrique Leite, já empreendedor por conta própria e prestes a concluir um curso de especialização acadêmica no exterior, aceitou o convite para ingressar na diretoria da Primax. (Leia entrevista abaixo). Para a festa de confraternização dos 60 anos, Antônio Luiz Leite tinha em mente uma palavra, que resumia a sua mensagem aos colaboradores da empresa. “Esperança. Esperança de uma empresa cada vez maior e mais sólida”.

foto-joaoleiteweb

ENTREVISTA: João Henrique Leite, diretor

Crane Brasil: Há quanto tempo você participa diretamente do dia a dia da empresa?

João H. Leite: Em janeiro de 2020 assumi a cadeira de diretor Financeiro na Primax e, desde então, essa é minha principal função dentro da empresa. Também respondo por outras áreas administrativas como Marketing, TI e o SGI (Sistema de Gestão Integrada).

Crane Brasil: Qual sua formação acadêmica?

João H. Leite: Minha formação é em Administração de Empresas pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e mestrado Executivo em Marketing e Vendas ministrado pelas Universidades BOCCONI (Itália) e ESADE (Espanha). Iniciei em dezembro de 2022 uma especialização em Gestão Financeira para o Setor Logístico, lecionada pelo IBMEC e em cooperação com o ITL (Instituto dos Transportes e Logística).

Crane Brasil: Você cogitou seguir uma carreira profissional específica ou se preparou nos últimos anos para atuar na direção da empresa?

João H. Leite: Comecei minha carreira na área de marketing, depois me tornei empreendedor entrando em startups. Acredito que essa experiência e minha formação no exterior, mesmo no passado ter pensando em assumir outros desafios, foram relevantes na minha decisão de percorrer o caminho na Primax empresa que hoje faço parte do time, junto às responsabilidades que assumi.

Crane Brasil: Quais foram seus principais desafios até agora à frente da diretoria?

João H. Leite: Logo de início tivemos a pandemia, mas, mesmo com todas as restrições, graças a Deus, em 2020 tivemos crescimento, e em 2021 e em 2022 recordes de faturamento. Então, assim, nos últimos três anos vimos crescendo e a gente pretende manter isso nos próximos anos.

Crane Brasil: Como você define a Primax hoje e quais seus principais diferenciais no mercado em que atua?

João H. Leite: A Primax é uma empresa sexagenária em constante evolução e referência no mercado em que atua. Hoje, temos condições de apresentar soluções completas para as empresas. Nosso principal diferencial é a mentalidade que temos de sempre atender o cliente da melhor forma possível e executar nossos serviços de maneira segura. Pessoas, Qualidade, Gestão e Segurança são os quatro pilares que hoje suportam a Primax e que a empresa coloca como prioridade em suas tomadas de decisão.

Crane Brasil: Quais o status e os avanços atuais para a migração da empresa para nova etapa, com digitalização ampla de processos, trabalho e gestão remota, diversidade e inclusão de pessoal, descarbonização da frota e integração das metas de ESG em geral à estratégia empresarial?

João H. Leite: A Primax mantém um sistema de gestão certificado que vem sendo aprimorado há vários anos. Acreditamos que ter um sistema consolidado nos coloca à frente de muitas outras empresas de nosso segmento. O pilar de pessoas é um dos principais em que hoje investimos e focamos, para isso temos metas ousadas de capacitação e desenvolvimento, além de um plano de carreira que foi lançado no ano de 2021. O quesito diversidade hoje já faz parte do nosso dia a dia e exemplo disso é a representatividade feminina que não para de crescer na Primax. Do mesmo modo, faz parte do nosso planejamento estratégico crescer de maneira sustentável. Estamos investindo para incorporar os princípios ESG na gestão da companhia. Temos que caminhar junto às melhores práticas do mercado, dos nossos clientes e alinhados com as necessidades do meio ambiente.

Crane Brasil: Quais as principais iniciativas implementadas recentemente ou em fase de implantação na gestão da empresa?

João H. Leite: Uma das principais iniciativas que começamos no ano passado é o Plano de Carreira Primax, acreditamos que criar, desenvolver e reter talentos na empresa seja a principal estratégia para um crescimento sólido. Nos últimos três anos investimos muito em nossa unidade de locação e pretendemos investir mais nos próximos anos. E também a área internacional, onde já temos um know how, nos fortalecemos com parceiros do exterior, e estamos cada vez mais forte internacionalmente.

Outra ação importante nos últimos anos é a descarbonização progressiva da frota. Desde nossa certificação na ISO 14001 Gestão Ambiental temos implantado ações que minimizam nosso impacto ambiental, porém nosso próximo passo agora é declarar e deixar disponível essas informações para nossos stakeholders.

julio com antonio e joao leite
Julio Apolinario, com Antonio e João Henrique Leite

LINHA DO TEMPO

1963 Fundação da Primax – Transportes Pesados, por Orlando Cenzi, Léo e Francesco Mennucci, na Barra Funda, região central da capital paulista.

1989 Antônio Luiz Leite adquire uma participação minoritária na Monteiro Transportes. A empresa era de Breves Deolindo Monteiro e José Monteiro. Na Monteiro, Antônio Luiz Leite contratava a Primax para transportes de grande porte.

1995 (1º de janeiro) Antônio Luiz Leite adquire a Primax e chama José Carlos Generoso e Sérgio Carbone. Era então uma pequena transportadora com escritório, uma garagem, uma oficina mecânica, 12 funcionários e 6 caminhões. Antes de chegar à Primax, os três novos diretores já se conheciam. Generoso trabalhava na área comercial da Monteiro. Antônio Leite e Sergio Carbone haviam trabalhado juntos como vendedores na Torpedo, empresa de transportes, remoção e elevação, vendida durante a crise econômica dos anos 80. Quando saíram da Torpedo, Carbone foi para a área de transporte pesado e Antônio Leite para a de remoção. Para a Primax, Leite trouxe 26 funcionários e 13 equipamentos, enquanto Generoso e Carbone vieram com uma boa bagagem comercial de mercado.

1995/1996 A segunda metade da década de 1990 coincidiu com um boom na área de bebidas e a empresa obteve vários contratos, como os de remoção das antigas fábricas e de montagem de novas. Também a indústria automobilística estava em expansão e a Primax executou a ampliação de várias fábricas. Para atender a essa demanda, comprou seu primeiro guindaste, um modelo de 50 toneladas.

1996/1997 Instalação da filial de Hortolândia, na região de Campinas (SP). Foi estruturada para a Primax atender localmente o grande número de empresas que se mudarem para a região

2001/2002 Instalação da filial de Dias D’Ávila, na Bahia, para atender o grande boom automobilístico na região, incluindo de automóveis e seus componentes. Primeira viagem internacional com o transporte de equipamentos pesados para a cidade de Mendoza, no norte da Argentina. Fortalecimento da área de transporte internacional, onde a empresa foi pioneira no Brasil, com novos contratos com a Argentina, passando depois para o Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru.

2006 Certificação pela ISO 9001 para todos os seus processos de gestão, inclusive nas filiais.

2008 Investimento em uma frota específica para elevação de cargas, com a aquisição inicialmente de modelos de menor porte (30 e 60 t). Mas, a empresa não parou de investir e logo incorporou modelos com capacidade superior a 90 t. E naquele ano adquiriu sua primeira unidade com capacidade para 220 t.

2012 Certificação pela ISO 14000, relacionada à geração de resíduos pela área de transporte (pneus usados, gases e produtos utilizados na lavagem dos equipamentos, por exemplo), atuação ambientalmente correta nas instalações dos clientes, com emprego de produtos adequados e cuidados com os resíduos e, ainda, planos de contenção de acidentes ambientais.

2013 A Primax Transportes Pesados chega aos 50 anos, com mais de 200 equipamentos e veículos, já é uma referência nos segmentos de remoção e montagem industrial e, passa a disputar o mercado de locação de guindastes. Conta com duas filiais e uma área internacional permissionada para operar em sete países da América do Sul. Está certificada com a ISO 9000 (gestão de processos), ISO- 14000 (meio ambiente) e em processo para a ISO 18000 (segurança e saúde operacional). Seu quadro funcional é de cerca de 300 empregados diretos. Atuando em praticamente todos os segmentos industriais, a Primax acumulou grande know how e experiência para atender as demandas específicas das empresas de higiene e limpeza, minérios, bebidas e, principalmente, a indústria automobilística.

2014  Conquista da certificação OHSAS 18.001 (Segurança e Saúde ocupacional). E integração de todas as normas no SGI (Sistema de Gestão Integrada),

2017  Primax atualiza as certificações ISO 9001 (prestação de serviços voltados à qualidade e satisfação do cliente) e a ISO 14.000 (meio ambiente). E investe na migração da OHSAS 18.001 para o padrão ISO (45.001).

2018 Falecimento de Sérgio Carbone. Ao completar 55 anos de atividades, a Primax Transportes Pesados, já está consolidada como uma empresa de soluções logísticas e industriais. Os avanços da empresa em seu processo de gestão para atender aos requisitos rigorosos da indústria naturalmente acabaram beneficiar outras áreas internas da empresa – como o de elevação de cargas e o de transporte pesado, o mais tradicional e de grande presença em rotas internacionais. A operação internacional é permissionada em sete países da América do Sul. Certificação ISO 45.001

2020 Saída de José Carlos Generoso da sociedade. João Henrique Leite assume a diretoria financeira.

2021  Primax intensifica soluções turn key com transferência fabril no segmento de higiene

2022 Nova solução turn key, envolvendo logística nacional e internacional com gestão de entregas até destino final no México.

2023  Primax completa 60 anos de atividades. E há mais de 30 anos cultiva a imagem de empresa cidadã. E seu trabalho social já é bastante conhecido no apoio a entidades assistenciais na capital paulista, como a Fraternidade Irmã Clara, o Centro Espírita Batuíra e, mais o Centro Espírita Luz de Maria, em Laranjal Paulista, no interior de São Paulo, um projeto de creche-escola, com mais de 60 crianças atendidas, todos os dias. A responsabilidade social da empresa, no entanto, ganhou novos contornos com a atualização das certificações. Na área ambiental, de segurança e responsabilidade social os avanços também passaram a beneficiar as comunidades direta ou indiretamente afetadas pelo negócio da Primax.

festa60anos

Fotos: Jerônimo Gomes – Estúdio Sala 51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×