A Enesa Engenharia conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Top Crane, na categoria içamento, por nova operação realizada no projeto de expansão de uma planta de papel e celulose, em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. Desta vez, o trabalho consistiu no içamento do Steam Drum (Tubulão de Vapor), parte do processo de montagem eletromecânica da Caldeira de Recuperação, para o qual foi contratada pelo cliente final e a Andritz Brasil (responsável pelo fornecimento da caldeira de 101 m de altura e da engenharia envolvida em sua implementação na planta).
A solução técnica apresentada permitiu que a operação fosse realizada em um único dia e de maneira sincronizada com a utilização de dois guindastes, que tiveram que içar a carga (274.200Kgf) a 100,4 m de altura e se deslocar por mais de 12 m com a carga içada até a posição de montagem.
O uso de dois guindastes Liebherr LR 1750 (750 t) trouxe uma redução na ordem de 53% nos custos de mobilização e 56% nos custos de hora-máquina. Já que a opção inicial, que chegou a ser cogitada, seria a utilização de um único guindaste, como capacidade para 1350 t (LR 11350), considerando o peso do Steam Drum inicialmente especificado em 312 t.
O problema é que isso envolveria a importação temporária de um equipamento do exterior. Enquanto que os dois LR 1750 puderam ser locados, com menor custo evidentemente, no mercado nacional, junto às empresas 3Z e Tomé. Adicionalmente, para viabilizar essa nova opção de içamento, o fornecedor reestudou a composição química da liga do Steam Drum a fim de reduzir sua massa com a utilização de ligas de aço mais resistentes e assim possibilitar a redução da espessura da parede do Steam Drum para suportar a pressão de trabalho.
Também como foi estudada a alternativa de elevar a cota do terreno com 1,2 m de aterro para utilização de dois guindastes com capacidade para 750 t em tandem, garantindo a distância mínima de 5300 mm entre o gancho do moitão e o centro da roldana da jib, conforme especificações técnicas dos guindastes.
Os dois guindastes utilizados foram configurados do seguinte modo: lanças (S) de 91m, jib (WV) de 21m à 12° de inclinação, mastro Derrick (D) de 31,5 m, contrapesos de 220 t (fixo), 95 t (carbody) e 120t (ballast). A única diferença entre as duas máquinas foi que uma utilizou ballast sobre rodas (BW) e a outra utilizou ballast suspenso (B). O raio máximo da operação foi de 22 m, com capacidade para 169,0 t em cada guindaste.
O peso final do Steam Drum foi de 274,2 t, que com a adição do peso do moitão (com capacidade para 600 t), das 14 linhas de cabo de aço de 28 mm de diâmetro e da eslinga, gerou uma carga bruto na ordem de 149,5 t para cada guindaste, o que resultou em um fator de utilização de 88,46% e 11,54% de folga em relação a capacidade de carga para a configuração adotada.
Providências antes do içamento
Antes de executar a operação, os tirantes (hanger rods) que sustentariam o Steam Drum foram posicionados no topo da caldeira e travados com dispositivos calculados pela engenharia da Enesa. Foi preparado um “caminho” com chapas de aço (#2”) de 24,0 x2,4 m sob cada uma das esteiras dos dois guindastes para auxiliar na distribuição da carga sobre o solo, durante o deslocamento dos guindastes com a carga içada. No dia anterior (12 de dezembro de 2020) o Steam Drum foi descarregado sobre o solo, próximo às estruturas da caldeira. Também neste dia foi realizado um ensaio da operação para treinar e ajustar a sincronia dos operadores dos guindastes.
A operação aconteceu em 13 de dezembro de 2020. Os dois guindastes foram posicionados a 17 m de raio do Steam Drum, a lingada foi fixada e iniciou-se a elevação do Steam Drum. Quando o drum chegou a uma altura de 40,5 m, os guindastes fizeram o primeiro deslocamento de 7,0 m de distância com a carga içada.
Após o primeiro deslocamento, o drum foi elevado até cerca de 100,5 m de altura, os guindastes se deslocaram por mais 5,62 m e inclinaram as lanças até o raio final de 22 m, onde o Steam Drum foi descido até a elevação 86,850 m sendo posicionado sobre os tirantes.
Com os guindastes ainda sustentando a carga, duas gruas (Liebherr 630 EC-H 40 Litronic. 40 t) foram utilizadas para posicionamento e fixação das vigas de suporte do drum, onde foram fixados os tirantes. Após a montagem das vigas a carga do drum foi aliviada sobre os tirantes, finalizando a operação com sucesso.