Por: Alan Medina (1) e Daniel Habaeb (2)
No dia 6 de julho de 2024, a Vale realizou uma das operações de içamento de carga mais desafiadoras da América Latina na unidade de Timbopeba, em Ouro Preto (MG). O Projeto Maximização Capanema executou o içamento e movimentação do TCLD (Transportador de Correia de Longa Distância) uma estrutura de grande proporção. Este feito demandou um planejamento meticuloso, coordenação e execução precisa.
A galeria G95, composta por três módulos que, juntos, totalizam aproximadamente 285 toneladas e 95 metros de comprimento, precisou ser elevada a uma altura de 37 metros. Para essa tarefa, foram mobilizados dois guindastes treliçados, um de 550 toneladas e outro de 450 toneladas, além de um guindaste de 250 toneladas para a montagem dos guindastes principais.
Os desafios não se limitaram ao peso e tamanho da carga. O planejamento detalhado foi uma etapa fundamental para o sucesso desta atividade, devido à grande quantidade de stakeholders envolvidos, incluindo fornecedores de várias partes do país e as comunidades locais, bem como a operação da unidade de Timbopeba. A logística foi cuidadosamente traçada para minimizar os impactos.
As ações realizadas incluíram:
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Reuniões, visitas em campo e imagens de drone para definir a estratégia de montagem e isolamento;
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Estudo das rodovias federais, estaduais e municipais para definir os horários de transporte menos impactantes;
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Fóruns para tratar dos desligamentos das redes elétricas e de fibra ótica ao longo do percurso dos módulos da galeria.
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Alinhamentos de contingências dentro da área operacional da usina para mitigar possíveis impactos nas programações de produção e manutenção.
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Realização de estudo de solo e terraplanagem.
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Viagens para inspeção dos guindastes antes de serem transportados para Timbopeba para garantir que atendessem os requisitos necessários para a operação.
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Testes de líquido penetrante (LP) e ultrassom (US) em todos os olhais da estrutura da Galeria.
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Elaboração de planos de rigging submetidos a uma análise de segundo nível.
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Dupla checagem em todos os acessórios de içamento antes da operação.
Uma equipe multidisciplinar iniciou o planejamento da movimentação oito meses antes da execução. A operação mobilizou 54 profissionais de diversas áreas, incluindo equipes Vale, segurança do trabalho, meio ambiente, operação, manutenção, infraestrutura, logística, gerenciadora, montadora, transportadoras e empresas de movimentação.
O sucesso da operação foi resultado de um planejamento antecipado e do envolvimento de diversas áreas e profissionais, sempre com um canal de comunicação aberto e transparente, tendo sempre como principal valor a segurança. O Projeto Maximização Capanema não apenas superou os desafios técnicos e logísticos, mas também estabeleceu um novo marco na engenharia de içamento na América Latina.
(1) Gerente geral de implantação. (2) Gerente de saúde, segurança, meio ambiente e comunidades