O BOOM NO MERCADO DE PLATAFORMAS

O BOOM NO MERCADO DE PLATAFORMAS

Atualmente, existem 1.020.000 plataformas elevatórias móveis de pessoas (PEMPs), também conhecidas como plataformas de trabalho aéreo (PTAs), na frota mundial de locação. O que representa  um crescimento de 6% em relação ao ano passado, impulsionado principalmente pelo crescimento na Ásia e na América Latina, tal como é revelado por um novo estudo encomendado pela International Powered Access Federation (IPAF).

ipaf-grafico1O mercado de locação de PEMPs/PTAs recuperou-se nos EUA, apresentando um crescimento significativo de 9% em 2013, alcançando aproximadamente US$ 7,2 bilhões.  A frota de locação de plataformas aéreas nos EUA aumentou 6% em 2013. Segundo o estudo da IPAF, as empresas norte-americanas de locação aplicaram todos os métodos disponíveis para melhorar as receitas em 2013: ampliaram as frotas e melhoraram as taxas de locação, aumentando ao mesmo tempo as taxas de utilização.

 Pela primeira vez, a IPAF fez um estudo sobre a China, que registrou um crescimento de 20%. Espera-se que esta tendência se mantenha neste mercado, onde existem cerca de 6000 PEMPs/PTAs, com 65% da frota sendo plataformas de tesoura.

Já o mercado europeu de locação de plataformas aéreas nos 10 países pesquisados manteve-se estável em 2013 (+0%) e é avaliado em cerca de 2,3 bilhões de euros, de acordo com o Relatório IPAF 2014 . Os 10 países europeus estudados foram: Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido.  O mercado europeu de locação apresenta resultados contraditórios e destacam-se três grupos: os que tiveram dificuldades em 2013 (Espanha, Países Baixos, Itália, Finlândia, e um pouco menos, Dinamarca e França), os que aumentaram ligeiramente as receitas de locação (Reino Unido e Suécia), e os que registraram um crescimento considerável (Alemanha e Noruega).ipaf-grafico2

 “Estes relatórios são uma ferramenta de grande valor e um recurso extremamente útil para nós, durante o planejamento do investimento em frotas e como termo de comparação pelo nosso desempenho relativo à concorrência,” afirmou Peter Douglas, Diretor de Operações no Reino Unido da Nationwide Platforms.

Os relatórios IPAF de mercado de locação são apresentados num formato de fácil leitura, destacando fatos e números cruciais para os administradores de empresas, tais como a dimensão da frota, a taxa de utilização e o período de retenção. Eles incluem uma estimativa da extensão da frota mundial de locação de plataformas aéreas, discriminando por região e tipo de máquina. Em 2014, a novidade é uma introdução ao mercado de locação na China, que é abrangido pelos dois relatórios. O relatório sobre os EUA abrange o Canadá. O relatório europeu inclui sete seções individuais sobre países/regiões: França, Alemanha, Itália, Países Baixos, países nórdicos/escandinavos (cobrindo a Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia), Espanha e Reino Unido.

Os relatórios IPAF 2014 de mercados de locação de plataformas aéreas nos EUA e na Europa estão disponíveis em inglês e podem ser adquiridos em www.ipaf.org/reports

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×